Iguabinha, onde as horas não passam e o tempo não existe

Iguabinha é um bairro de Araruama, localizado às margens da lagoa do mesmo nome, no Estado do Rio de Janeiro.

Araruama integra a chamada Região dos Lagos, da qual também fazem parte os municípios de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro, Maricá e Saquarema.

Lagoa de Araruama

A Lagoa de Araruama já foi o grande atrativo da Região dos Lagos. Suas águas cristalinas, calmas e quentes, com alto índice de salinidade, atraíam veranistas o ano inteiro. Com a construção da Via Lagos, em 1996, algumas cidades, antes passagem obrigatória, perderam visitantes. A nova estrada passa por fora de Araruama e Iguaba Grande. A Rodovia Amaral Peixoto, antes congestionada no verão, ficou praticamente deserta. A poluição da lagoa, a partir do ano 2000, selou o fim do turismo na região. O principal atrativo deixou de interessar aos turistas.

Sorte de quem procura a paz em Iguabinha. Até a água, que antes faltava, agora é abundante nas torneiras.

Gecylandia

Se você gosta de passear nos shoppings, não venha a Iguabinha. Gosta de grandes mercados, com preços atraentes? Não visite Iguabinha. Cinema, teatro, bares, diversão, só em Cabo Frio ou Búzios, distantes 40 km. Iguabinha não oferece nada. As ruas não são calçadas, são de terra, com muito mato, sem rede de esgoto. A rede pluvial está inacabada, sem tampas e assoreada, sendo utilizada como sumidouro de muitas fossas das casas de veranistas. Os prefeitos se renovam mas nada acontece que melhore a situação das ruas, embora o IPTU seja tão caro quanto aquele cobrado em áreas nobres do Rio.

Rua de Iguabinha

Você acessa a internet pelo IPhone, Smartphone, Tablet ou Notebook através de chips das operadoras de celular? Não procure encontrar em Iguabinha as mesmas velocidades do Rio. O celular da VIVO, que deveria ser 3G, funciona como Edge grande parte do tempo. Se for cliente da TIM, vá para o meio da rua ou suba numa árvore. Quem sabe terá a sorte de encontrar sinal. Dizem que as outras operadoras não oferecem nada melhor do que isso.

CLARO fixo

A telefonia fixa, que já foi caótica há alguns anos, continua muito ruim. A Claro fixo, antiga Embratel Livre, funciona com ondas de rádio, como os celulares, e está sem sinal há 15 dias. As previsões de retorno do serviço nunca são confirmadas. E tudo isso acontece a apenas 100 km do Rio de Janeiro.

E o que Iguabinha tem de bom que desperte o interesse de algumas pessoas?

Paz, silêncio e tranquilidade! De quebra, ar puro e muito sol o ano inteiro!

Um calçadão, que já foi mais bem cuidado, permite uma agradável caminhada pela orla da lagoa.

Só isso já seria suficiente para gostar daqui! Ou não?

Iguabinha

Mais algumas imagens de Iguabinha:

Lagoa de Araruama

Pesca artesanal

Rua de Iguabinha Pesca artesanal

Lagoa de Araruama

 

 

3 comments on “Iguabinha, onde as horas não passam e o tempo não existe

  1. Quantas vezes passei verão em Iguabinha!!!!Lugar virgem, calmo, sem corre corre de turistas invadindo espaço.
    Assim que for ao Brasil, quero voltar para recordar a casa que eu ficava, os lugares que eu curtia. Época boa com a família, os familiares e amigos.
    É assim, recordar é viver!!!!

  2. Paulo,
    Iguabinha então piorou. Quando eu era adolescente adorava a lagoa limpa e super salgada.
    Resta, apesar de, paz e calma. Bom para esfriar a cabeça e renovar-se.
    Um abraço.

  3. Ana,

    Piorou bastante. Conheço a região desde os anos 60. A lagoa era mágica, algo inexplicável. A gente mergulhava e o sal secava na pele. Hoje, ninguém se banha em suas águas. A poluição melhorou, mas ainda existe. O esgoto, tratado ou não, continua sendo despejado na lagoa em grande quantidade, com autorização oficial e clandestinamente. As galerias que deveriam coletar as águas de chuva não cumprem o seu papel. As ruas, sem calçamento, não tem como direcionar as águas da chuva para o local correto. Resultado: as galerias entupiram. Estão cheias de mato, areia, mosquitos, e ainda recebem a parte líquida das fossas. Uma vergonha! Essas galerias são direcionadas para a lagoa, despejando esgoto sem tratamento, com o aval da prefeitura.

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.