Presidente ou Presidenta? Os dois estão corretos?

Devo esclarecer que esta dica refere-se ao uso correto da língua portuguesa, sem qualquer caráter político ou partidário. Entre nossos leitores estão muitos internautas que apoiam o atual governo, devendo até ser maioria, segundo as mais recentes pesquisas de opinião. Falando em pesquisas, não entendo como apenas duas mil pessoas, escolhidas não se sabe por quem e utilizando quais critérios de seleção,  possam expressar a opinião de mais de 200 milhões de brasileiros. Quem escolhe e quem é escolhido pode alterar qualquer resultado. Mas isso é outro assunto.

Um e-mail circula pela web atribuído a alguém de nome Míriam, da Universidade Federal do Paraná. Por não ter como comprovar a autoria, não divulgaremos o nome completo da possível autora. No entanto, o conteúdo é correto e acaba de uma vez com essa confusão. Presidente ou Presidenta?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela “ardenta“; se diz estudante, e não “estudanta“; se diz adolescente, e não “adolescenta“; se diz paciente, e não “pacienta“.

 

One comment on “Presidente ou Presidenta? Os dois estão corretos?

  1. É sempre muito bom aprender ou recordar, porque o que se fala errado neste país………..

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.