Trilhas da Floresta da Tijuca

Como fazer trilhas seguras pelo Rio de Janeiro? Alguns cuidados devem ser tomados e, o mais importante, é estar sempre acompanhado de alguém experiente, um trilheiro que conheça bem o local, mesmo que tudo pareça bem fácil.

A Floresta da Tijuca tem trilhas bem interessantes e sinalizadas. Saindo do ponto de encontro no Parque da Tijuca (Bom Retiro, no Alto da Boa Vista), são 2.345 metros até o Bico do Papagaio, de onde se descortina uma belíssima vista da zona oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Já estive lá, mas peguei a área coberta por nuvens. Não vi nada. Completa frustração. É uma trilha considerada difícil, percorrida em uma hora. Desta vez vamos até o Pico da Tijuca. É um passeio gratuito, que é feito com segurança desde que as regras do trilheiro sejam obedecidas.

Escolha um dia em que o tempo esteja bom, sem chuva. Leve uma mochila com repelente de mosquitos, água, suco ou isotônico (dois litros), boné, lanche, lanterna, kit de primeiros socorros, celular. Comunique aos parentes onde está indo. Avise ao segurança do parque que está subindo. Peça que fique atento pois avisará quando retornar.

Não siga por talhos. Use a trilha correta, sinalizada.

Pico da Tijuca:

O Pico da Tijuca é o ponto mais alto, com 1.021 metros de altitude. O início da trilha fica no Alto da Boa Vista. Procure a Praça Afonso Vizeu. É permitida a entrada de carros, que podem chegar até o início da trilha, no Bom Retiro, ponto final de uma estradinha dentro da Floresta, que passa pela Cascatinha. Se preferir caminhar desde a praça, reserve mais uma hora para este trajeto.

O percurso até o alto é bem sinalizado, com dificuldade moderada. Um guarda florestal perguntará qual será a trilha a ser feita: Bico do Papagaio, Pico da Tijuca ou Serra da Cocanha. O início é feito no mesmo local, havendo uma bifurcação bem sinalizada. Delicie-se com as borboletas, preste atenção ao canto dos pássaros, acompanhe micos se divertindo, pulando pelos galhos da mata fechada. Observe lagartos fugindo assustados, com medo dos nossos passos.

Bico do Papagaio:

 

One comment on “Trilhas da Floresta da Tijuca

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.