Problemas com a marcha-lenta do Corsa

Um leitor me escreve relatando um problema que ocorre com seu carro, um Corsa, e que não consegue resolver, nem indo aos melhores mecânicos. Trata-se da regulagem da marcha-lenta.

Não sou mecânico nem especialista em regulagem de automóveis. Procuro apenas passar a minha experiência e indicar fontes de consulta que podem ajudar a resolver o problema. O Corsa é do ano 98, modelo 98, Sedan, mpfi, 8 válvulas, motor 1.6.

Ele adquiriu o carro há pouco tempo e somente na semana passada o problema se manifestou. Até então estava tudo aparentemente normal, embora notasse uma falha na rotação do motor, que parecia dar uns engasgos, mesmo em quinta marcha e em alta velocidade. Era coisa bem leve, quase imperceptível, mas ele percebia que algo estava falhando no motor.

Corsa

Corsa

A marcha-lenta, que sempre ficava em 900 rpm, de repente, do nada,  quando parado aguardando um sinal, disparou para 2000, 3000, sem qualquer explicação. O problema apareceu de repente. Depois, sem que nada fosse feito, estabilizava em 900, ou um pouco acima, sendo que repentinamente caía a zero e o motor morria.

Dei uma série de conselhos, como ir a um mecânico e pedir para passar o scanner para ver se descobria o defeito, verificar o estado do atuador de marcha-lenta, das velas, dos cabos das velas, da bomba de gasolina. Tudo isso foi feito. Ele, ao comprar o carro, fez uma revisão geral em mecânico conhecido e substituiu todos esses componentes, inclusive a bomba dágua,  bomba de gasolina, correias, todos os filtros e óleos, limpeza dos bicos injetores, etc.

Disse, então, que poderia ser o combustível. Não era. Ele, bastante cuidadoso, só usa gasolina Pódium, da Petrobrás, e abastece sempre nos mesmos postos, que estão de olho no combustível.

De brincadeira, disse que poderia ser isso. O carro, com 12 anos de uso, não estaria acostumado a usar gasolina com tanta octanagem e sem os solventes que encontramos em muitos postos. Ele riu e entendeu a piada.

Resolvi pesquisar na internet e me surpreendi com a quantidade de proprietários de Corsa que passam pelo mesmo problema. Em vários sites especializados encontrei reclamações e dicas semelhantes, acusando também a possibilidade de ser uma entrada de ar falsa no coletor de admissão e escape, outros mandavam olhar as juntas do tbi e fazer uma limpeza, chegando a falar em hallmeter e sonda lambda, componentes que não conheço e não posso opinar.

Aqui estão alguns exemplos:

Corsa Clube:
“Tenho um corsa 1.0 /96 MPFI, e depois de rodar uns 20 minutos começa a oscilar marcha lenta, levei em dois mecânicos e não detectaram problema de sensor um deles trocou o filtro do ar fez limpeza de bico, e “tentou regular” mas o problema persiste. Alguém pode ajudar? Não aguento mais isso e já penso em passar adiante o carro. Não seria o Atuador de marcha lenta?”

“Cara, tenta deixar o cabo positivo da bateria fora dela por 1 noite, no dia seguinte ligue e ve se melhorou algo!

Teste os sensores:
Sensor de posição da borboleta
Atuador de marcha lente
Sonda lambda
Sensor de temperatura

Tente arrumar um carro de amigo e troque as peças do dele para o seu!

Da uma verificada em entrada de ar falsa em toda a tbi!”

“Meu corsa gl 1.6 ano 98 automático também está com oscilação da lenta.. Já levei em várias oficinas e concessionária e nenhuma resolveu. Já troquei o motor de passe, sonda lambida, fiz limpeza de bicos, e nada… tá uma droga… já disparou comigo uma vez me dando um grande susto… quem tem carro automático sabe o que é isso… estou pensando seriamente em vender o carro pois não encontro uma oficina que resolva e não quero continuar com ele tremendo desse jeito… já ví que é um problema crônico da chevrolet…”

“Pode ser as velas que não estão 100%, como pode ser tbm os cabos delas. Verifique o sensor de marcha lenta e o de rotação, possa ser eles estejam bem sujos por causa dos vapores de óleo.”

“Outra coisa tbm é verificar se o mangote da caixa do filtro de ar está em condições de uso. Verifique se não está imundo esse mangote, possa ser que o sensor de ar tbm esteja bem sujo!”

“O ideal tbm é olhar a bomba de combustível, verificar se ela está na pressão exata. Possa ser que a bomba esteja falhando! Siga essas instruções pela ordem que eu falei hehehe.”

* * *

Enfim, nada de concreto para resolver o problema. E há muito mais em outros sites que andei visitando.

Finalmente, já que este é um blog de dicas, publico o problema aqui. Assim como damos dicas, também as recebemos.  Se o amigo leitor passou pelas mesmas dificuldades e conseguiu resolver, conte o que fez. Quem sabe a solução do problema de um pode resolver o mesmo defeito em muitos outros veículos na mesma situação.

Deixe seu comentário.

Troquei o sensor da marcha-lenta e funcionou.

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26 comentários para “Problemas com a marcha-lenta do Corsa

  1. OLA PESSOAL, EU NÃO SOU MECANICO MAS SIM UM PROPRIETARIO DE UMA PICAP CORSA
    E PASSEI PRO UM PROBLEMA PARECIDO. MEU CARRO APOS ALGUNS MINUTOS QUE ESTIVESSE FUNCIONANDO ELE ORCILAVA E MORRIA E APOS TER QUEBRADO A CABEÇA DESCOBRIR. ERA O CONECTOR QUE FICA NA TAMPA DO TANQUE DE GASOLINA ONDE COLOCA A BOMBA DE COMBUSTIVEL. ELE FECHOU UM CURTO E OS PINOS DE CONECÇÃO QUANDO FICAVAM QUENTES ROUBAVA CORRENTE. FIZ A SUBSTITUIÇÃO DO TERMINAL E FICOU 100%.

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  2. AGORA ESTOU COM UM PROBLEMA MUITO ENJUADO,
    TENHO UM CORSA WIND 94 E ELE TEM A PARTIDA DEMORADA,E AS VEZES VOCÊ TEM QUE ATOLAR O ASSELERADOR O PÉ NO ACELERADRO AI ELE FUNCIONA. MAS FICA COMO SE ESTIVESSE AFOGADO POR UM MOMENTO E DEPOIS FICA NORMAL.
    SE ALGUEM TIVER UMA SOLUÇÃO QUE POSSA AJUDAR FICAREI GRATO
    POIS JA TROQUEI TUDO. CENSSORES, JUNTAS,BOMBAS ETC……

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    leandro respondeu:

    tive um problema igual num astra 95 e era apenas a mangueira de suspiro que sai da tampa do cabeçote e vai no TBI uma manqueira menor que eh encaixada no TBI onde tem o corta fogo pois a mesna tava entupida mas com varias partidas ele pegava e nao fazia mais isso no dia,soh pela manha quando tava frio ai piorava pois oleo e graxa em temperaturas baixas ficam mais duros ve se nao ta meio entupida as manqueiras

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  3. FIAT UNO 96 PAROU DE FUNCIONAR A MARCHA LENTA JA TROQUEI VALVULA DE DUAS VIAS ,A OUTRA VALVULA QUE CONTROLA O ACELERADOR NÃO ACHEI O DEFEITO,SE ALGUEM CONHECE PODE ME PASSAR ONDE TA O DEFEITO ,AGRADEÇO,………

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  4. ola o meu corsa wind 98 ta muito doido ele tem ar mais nao ta ligando o 2 estagio da ventolinha so arma o primeiro ai ja troquei o sensor de temperatura e nada troquei o rele e nada eu gostaria de saber se ele tem cebolão e onde fica os amigos pode me ajudar

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  5. Tenho um corsa 1,6 ano 2001 com transmissão Dramática.
    De repente o carro passou a trocar macha rápido de mais uns dois dias depois já não estava mais trocando macha.
    Agora esta com aceleração baixa entre 700 rpm a 800.rpm troque o sensor da borboleta mais não era o problema, estou suspeito do atuador da macha lenta se souber a resposta min diga por favor.Obrigado.

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  6. Tenho um Corsa 99 8 Valvula completo, de repente começou a ficar sem lenta, não falha, não engasga funcionamento perfeito se não fosse a lenta
    se eu acelero e deixo próximo de 800 RPM ele fica normal mas se acelero quando baixa apaga alguem tem alguma dica?.

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  7. ola !!! amigos de corsa Wind 95…preciso da ajuda, as vezes o meu carro fica com aceleração alta qndo esta parado mas qnd começa anda aceleração dele cai quase parado se eu não acelero ele morre… tem alguém que pode me ajudar?
    o meu e-mail e anailtons@yahoo,com,br

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