Passeio de barco em Arraial do Cabo

O verão se aproxima.

Como acontece todos os anos, a Região dos Lagos se prepara para receber grande quantidade de veranistas.

A lagoa de Araruama, graças às medidas que foram tomadas para reduzir a poluição, já está com águas claras e propícias ao banho. Mas as cidades da região que atraem mais turistas são Búzios (ver hotéis em Búzios), Cabo Frio (ver hotéis em Cabo Frio) e Arraial do Cabo (ver hotéis em Arraial do Cabo), todas com praias oceânicas. Das três, Arraial é a mais tranquila e ainda guarda as características da antiga vila de pescadores. A pesca artesanal ainda garante o sustento de grande parte da população.

Arraial do Cabo

Em Arraial, a grande pedida é o passeio de barco. Ninguém pode deixar de fazer. Com duração de cinco horas, locais de rara beleza são visitados e ficarão na memória para sempre.

Os barcos saem do pier n° 3, na Praia dos Anjos, às 10 horas. No verão isso acontece todos os dias. Fora da temporada somente nos fins de semana ou quando há turistas.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Prainhas do Pontal do Atalaia

Da Praia dos Anjos os barcos se dirigem para o Boqueirão, fazendo uma parada no Pontal do Atalaia. Quem quiser pode mergulhar e ir até a praia, onde se pratica escorrega na grande duna que termina no mar. As águas calmas e transparentes impressionam o marinheiro de primeira viagem.

Das Praias do Pontal prosseguimos o nosso passeio, passando pelo Boqueirão e costeando a Ilha de Cabo Frio em direção leste. Nosso destino é a Gruta Azul, mas podemos observar, durante o percurso, baleias e golfinhos que nadam sem medo. As águas são geladas e profundas naquele trecho de mar. É ali que aflora a corrente das Malvinas, no fenômeno conhecido como Ressurgência.

Cratera causada por um meteorito

Cratera causada por um meteorito

Uma enorme cratera, feita por um meteorito, pode ser observada no percurso.

Gruta Azul - Arraial do Cabo

Gruta Azul - Arraial do Cabo

E chegamos à Gruta Azul. Os barcos fazem fila para entrar. Quem estiver com câmeras fotográficas deve tomar cuidado ao se aproximar das pedras. As gaivotas, que fazem ninho nas encostas, não se importam em sujar banhistas e equipamentos.

Farol novo, na Ilha de Cabo Frio

Farol novo, na Ilha de Cabo Frio

Da Gruta Azul vamos até o Farol Novo, perto do Focinho do Cabo, onde faremos a volta. O outro lado da ilha não é propício à navegação nesse tipo de embarcação. Desse ponto em diante as águas são mais revoltas.

Retornamos e, entrando no Boqueirão, passamos pelos baixios – águas rasas que chegam a formar ondas – e paramos na Ilha do Farol, à direita, para conhecer uma belíssima praia, em área protegida pela marinha e de acesso restrito. A autorização para o desembarque é fornecida para apenas alguns minutos de permanência, mas o suficiente para apreciar tanta beleza.

Ilha de Cabo Frio - Arraial do cabo

Ilha de Cabo Frio - Arraial do cabo

Acabou?

Ainda não. Vamos agora até a Praia do Forno, mas antes paramos no restaurante flutuante para fazer um lanche e beber alguma coisa. O destaque é o cultivo de ostras, bem ao lado.  Depois, uma paradinha na Praia do Forno e o retorno ao Pier da Praia dos Anjos.

Mestre José, do Summer

Mestre José, do Summer

Gostou? Essa é a dica do verão. Se não conhece Arraial, que tal programar uma visita nessas férias?

 

One comment on “Passeio de barco em Arraial do Cabo

  1. Pingback: O meteorito de Arraial do Cabo | Alma Carioca

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.