Diferenças entre a gripe comum e a gripe suína

A gripe comum pode ser confundida com a gripe suína.   O quadro abaixo, mostrando as diferenças entre a gripe comum e a influenza A (H1N1),  poderá ajudar na identificação.

Observe os ítens Febre, Dor de cabeça, Calafrios, Cansaço, Dor de Garganta, Tosse, Muco, Dores musculares e Ardor nos Olhos.

Em caso de dúvida use o telefone. O número do telefone gratuito é 0800 28 10 100. Integrado com a rede do Samu, o atendimento será feito com um reforço de 120 profissionais, todos os dias, das 6h às 23h30.

Há também um site, o Rio contra a gripeonde  é possível avaliar seus sintomas e descobrir como proceder, além de ter informações sobre a doença. Profissionais de saúde também poderão usar o site para participar de chats e tirar dúvidas sobre diagnósticos. 

Segundo informa o site Rio contra a gripe, “A gripe (Influenza) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza, que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória. A doença começa com febre alta, em geral acima de 38ºC, e dura em torno de três dias. A pessoa apresenta também dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros costumam piorar com a progressão da doença e duram cerca de três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir Influenza várias vezes ao longo de sua vida, já que esses vírus podem sofrer mutações ao longo do tempo.”

Sobre a transmissão da doença: “O vírus Influenza é facilmente transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas eliminadas através da tosse ou do espirro. Também pode ser transmitido pelo contato das mãos com secreções respiratórias. Se as mãos não forem lavadas, haverá transmissão pelo contato direto com outras pessoas (aperto de mãos) ou indireto (tocar em superfícies contaminadas). Estas pessoas poderão tocar a mucosa oral, nasal e ocular com as mãos contaminadas e haver penetração do vírus no organismo através dessas mucosas. A aglomeração de pessoas em ambientes fechados facilita a disseminação da gripe.”

Tanto via telefone, como através da internet, os pacientes vão responder a perguntas sobre os sintomas que possam estar apresentando da doença e serão aconselhados ao repouso ou a uma das unidades de atendimento, dependendo de sua gravidade.

Postos de atendimento:

– Complexo de atendimento à saúde de Manguinhos;
– Hospital Albert Schweitzer, Realengo;
– Hospital do Andaraí
– Hospital Azevedo Lima, em Niterói;
– Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá;
– Hospital Geral de Bonsucesso
– Hospital Getúlio Vargas, na Penha;
– Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca;
– Hospital Miguel Couto, no Leblon;
– Hospital Souza Aguiar, no Centro;
– Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão;
– Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel;
– UPA de Bangu
– UPA de Campo Grande
– UPA da Tijuca
– UPA de Santa Cruz
– Quartel do Corpo de Bombeiros no Méier

gripes

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.