Como preparar adubo para sua horta doméstica

Mesmo morando em apartamento é possível fazer a compostagem doméstica

A composteira pode ser preparada em um tambor de plástico. Ali serão depositados cascas de frutas, folhas e talos. Seu tamanho depende muito do espaço disponível para abrigá-la. Para uma família de quatro pessoas, um tambor de 50 litros é suficiente para receber o lixo produzido em um mês.

Inicialmente, é preciso furar a lateral do recipiente para permitir o escoamento do líquido que se forma com a decomposição dos restos. O líquido não é tóxico e pode ser recolhido em vasilhas.

Preparado o recipiente da composteira, forre o fundo com pedrinhas e coloque uma camada de lixo orgânico. Em seguida coloque uma camada de terra misturada com folhas secas. Torne a colocar uma camada de lixo e mais uma de terra e folhas, sempre intercalando as camadas.

É importante revolver as camadas a cada três dias para garantir a oxigenação e acelerar a decomposição.

compostagem

Em dois meses o processo de compostagem estará terminado e o adubo poderá ser utilizado.

Se você tem muitos vasos de plantas em sua casa ou apartamento, vale a pena ter esse trabalho e preparar o seu próprio adubo. Havendo sobras, doe aos amigos ou aplique nos jardins do condomínio.

A composteira reduz o lixo doméstico em cerca de 60%.

ciclo

 A compostagem é um processo natural que decompõe resíduos orgânicos, transformando-o num material escuro, com aspecto de solo, chamado “composto”, rico em nutrientes.

36.604 views

3 comentários para “Como preparar adubo para sua horta doméstica

  1. Sou professor de Ciências Naturais, na Escola Estadual Dom Aristides Piróvano, em Macapá-Ap, estou pesquisando, estudando e incentivando meus alunos de 5ª 8ª série – Ensino Fundamental, a participarem do projeto horta na escola: uma quetão de sustentabilidade. Logo, estou interessado em como preparar adubo orgânico, e de outras dicas de como preparar a terra no cultivo de hortalíças. Parabéns pelo trabalho de divulgação de horta doméstica. Ronaldo Santos.

    Resposta

  2. @Ronaldo Santos, Obrigado professor pelo incentivo. Parabéns pelo seu trabalho. Nosso futuro também está em suas mãos, em nossas mãos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>