Como instalar antenas parabólicas

Outro dia publiquei um texto no Alma Carioca onde, em determinado momento, falava-se das antenas parabólicas espalhadas pelo imenso Brasil. Percebi que muita gente chegava ao texto através de pesquisas no Google. Eram pessoas interessadas em instalar antenas parabólicas.

Segui o mesmo caminho, como se quisesse instalar uma antena (sempre é bom saber como se faz) e encontrei um site que trata do assunto, o Ragio. Nele, há uma calculadora para saber sua latitude e longitude, além de dados para o correto direcionamento da antena parabólica.

Antena Parabólica

As informações se referem ao produto por eles comercializado, mas a calculadora pode ser utilizada por qualquer pessoa que precise da informação.

Tendo as suas coordenadas em mãos e querendo instalar uma antena parabólica universal, calcule o direcionamento no site do  Telmo Ghiorzi.

O site Telesatelite.net fornece a lista e zonas de cobertura dos satélites em todo o mundo.

Mas falta alguma coisa: como fazer.

Este vídeo ensina passo a passo, coisa que interessa a todos que se propõem a instalar a sua própria antena parabólica. Neste caso está sendo ensinada a montagem de uma antena HOT SAT. Vamos a ele:

 Ao escolher o local para instalar a antena, não se esqueça de verificar se existe algum obstáculo entre a antena e o satélite, tais como árvores ou prédios.

Definido o local para a instalação, confira a perfeita fixação do tubo. Verifique se a antena está rigorosamente no prumo para não comprometer o apontamento da antena.

Para realizar a montagem você vai precisar de:

  • Chave de boca n° 11 para o disco central
  • Chave de boca n° 9/16 para a braçadeira
  • Chave de boca n° 19 para o fuso
  • Chave de fenda média
  • Chave Phillips
  • Bussola
  • Inquinômetro
  • Prumo

Unir os discos superior e inferior e iniciar a fixação das longarinas. Os parafusos devem ser apertados somente com as mãos.

Prepare as partes do anel de fechamento, conforme indicado no vídeo.

Braçadeira e fuso. Não aperte os parafusos e porcas.

Prenda a braçadeira no disco inferior.

Parafuse cada segmento do anel na extremidade da longarina, fechando a estrutura da parabólica.

O vídeo explica muito bem como são colocadas as telas.

Feito isso, é hora de apertar os parafusos e a parabólica estará pronta para ser colocada em seu local. É a finalização da montagem.

Montagem do LNBF (Alimentador)

  • Prenda o disco no suporte do LNBF.
  • Encaixe o LNBF na parte inferior da capa protetora.
  • Encaixe o LNBF com a capa no disco transpassando aproximadamente 1,5 cm.
  • Encaixe o suporte do LNBF no centro da antena.
  • Encaixe a antena no tubo de sustentação.
  • Não aperte nenhum parafuso pois ainda vai ser feito o apontamento para o satélite.

O vídeo é bem claro e explica detalhadamente os ajustes necessários. Lembro que ele se aplica às antenas HOT SAT.

Receptor de satélite VT 1000 slim automático HOT SAT:

 

Veja também:

Como instalar a antena parabólica Century

 
558 views

11 comments on “Como instalar antenas parabólicas

  1. oi century eu quero ser seu represetanti aqui no meu lugar fis o curso de intalaçao e sintonizaçao de parabolicas mim ajude a qualifica a century no meu lugar curso do senac do periodo de aula 30/07/2001 ou 13/08/2001 num total de 40 horas de aula. meus contatos [84]9151-1807 / 8804-7041

    Resposta

  2. oi century eu quero ser seu represetanti aqui no meu lugar fis o curso de intalaçao e sintonizaçao de parabolicas mim ajude a qualifica a no meu lugar curso do senac do periodo de aula 30/07/2001 ou 13/08/2001 num total de 40 horas . meus contatos [84]9151-1807 / 8804-7041

    Resposta

  3. Muito importante e de grande qualidade a matéria exposta, inclusive todas as matérias publicadas pelo Dica do Tomoneiro são de grande utilidade para as pessoas.

    Resposta

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>