Como fazer uma horta caseira

 

Utilizando um pequeno espaço em quintais ou varandas, podemos ter os temperos de que precisamos sem usar agrotóxicos e com bastante variedade e qualidade.

O paisagista Luiz Cláudio Vieira da Silva, da Centerflora, nos ensina a preparar nosso canteiro.

O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Vamos fazer nossa horta numa jardineira.

Primeiro fazemos uma boa drenagem, colocando caquinho de telha no fundo do vaso e, em seguida, argila expandida. Cobrimos tudo com uma manta para a terra não prenetar no meio da argila.

Feito isso coloca-se a terra. Deve ser deixado um espaço, não enchendo o vaso ou jardineira. As mudas serão colocadas sobre essa terra, sem necessidade de cavar qualquer cova, já que o nível de terra está abaixo do nível final.

Assim vamos colocando as mudinhas de salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, tomilho limão, e depois se completa com terra, que deve ser muito boa, rica em esterco (húmus). Faz-se uma certa pressão para firmar bem a raiz das mudinhas.

Não precisa se preocupar com acabamento porque as mudinhas vão crescer e fechar todo o vaso.

Molhar, de início, todos os dias. Quando as mudas estiverem enraizadas, em 15 dias, molhar 3 vezes por semana.

 

72.546 views

Um comentário para “Como fazer uma horta caseira

  1. tenho uma horta caseira a pouco tempo e estou ficando desanimada já que a mesma esta sendo atacada por ratos grandes. Já coloquei chumbinho, veneno rosa, farinha com cal e eles sempre voltam e acabam comendo as minhas chicórias e couve. Posso cercar os canteiros com hortelã?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>