Criação de minhocas para produzir húmus

Como produzir húmus tendo pouco trabalho

Se você tem um pedacinho de terra, onde cria algumas vacas, que tal aproveitar o esterco que elas produzem para transformá-lo no melhor fertilizante natural para suas plantações? Criar minhocas pode ser um hobby ou atividade bem lucrativa.

Quem nos dá todas as dicas sobre a criação de minhocas é Marcelo Miranda em seu site “Produção de húmus e implantação do minhocário“.

A atividade de criar minhocas para produzir húmus não requer muita mão de obra (apenas 8 horas por semana) e pode ser feita por qualquer pessoa mesmo sem qualificação profissional. A idade não atrapalha, desde que as condições físicas assim o permitam.

Minhoca comendo

O esterco de vaca é o alimento preferido das minhocas vermelhas da Califórnia, as mais usadas nas criações. Na falta deste, qualquer matéria orgânica em decomposição, tais como restos de alimentos, frutas, folhas secas, restos de grama, também serve de alimento. O site de Marcelo explica detalhadamente como deve ser preparada a compostagem.

Os canteiros, que devem ter a largura de um metro para facilitar o acesso, não exigem local específico para serem feitos. Tanto faz ser em um cercado de bambu, vala, caixotes, canteiros de alvenaria e até em caixas d’água. Depende do espaço que se possui, de quanto se quer investir, do material disponível. O local, ao ar livre, deve ser coberto com folhas, restos de grama, gravetos, folhas de bananeira, papelão, telhas de amianto, lonas, para protegê-lo do sol. As minhocas precisam de umidade e escuridão.

O site “Produção de húmus e implantação do minhocário” também oferece uma apostila com instruções detalhadas para quem desejar fazer o seu minhocário, inclusive com exemplo de projeto. Há uma série de tópicos, dentre os quais podemos destacar:

Escolha do local
Construção dos canteiros
Compostagem
Minhocas(características, escolha do tipo, etc)
Fase de produção
Separação de Húmus
Comercialização
Projeto
Aspectos Econômicos

Animado para começar? Vamos transformar esterco em dinheiro, criando minhocas e produzindo húmus.

51.030 views

8 comentários para “Criação de minhocas para produzir húmus

  1. Tenho um quintal, tenho o esterco de gado, tenho a água e tenho coragem, depois de ler este site fiquei enpolgado gratos à vcs

    Resposta

    Timoneiro respondeu:

    @Arimar José Cintra, Boa sorte. Vá em frente!

    Resposta

  2. adorei a materia estou querendo montar meu proprio negocio . me apaixonei pelo trabalho das minhocas .obrigada pela dica.

    Resposta

    Timoneiro respondeu:

    @catia cilene da cunha fugolin, Obrigado pelo comentário. Já criei minhocas e é uma satisfação ver o esterco se transformar em adubo. Há um bom mercado para quem se dedica. Boa sorte!

    Resposta

  3. Olá já estou criando algumas minhocas em uma caixa d´água de 500ml.Já tenho bastante,pois,daqui um tempo quero começar à vendê-las.Gostaria de saber como retiro o húmus e também como tiro aqueles bichinhos brancos do minhocário.

    Resposta

  4. gostaria de saber sobre a caixa de produçao de humos tenho uma banheira de fibra vou fazer utra caixa do mesmo tamanho da banheira e faser furos na primeira caixa quero saber se esta correto o humos vai ficar na segunda caixa me esplica por favor oubrigadu

    Resposta

    Timoneiro respondeu:

    O húmus vai ficar no mesmo local em que estão as minhocas e o estrume. Conforme o estrume servir de alimento para as minhocas, ele vai se transformando em húmus.

    Resposta

  5. Achei muito interessante esta matéria e estou muito entusiasmado com a idéia, pois tenho bastante espaço e a temperatura em minha região favorece (Centro Oeste), também dispomos de muita matéria orgânica.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>