Citronela afasta o mosquito da dengue

Plantar citronela em vasos ou canteiros é excelente para repelir o Aedes Aegypti e livrar-se da dengue.

Plante a citronela em jardins e vasos, próximo a portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50 m². Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente  mosquitos de qualquer tipo, inclusive o transmissor da Dengue.

Aedes Aegypti

Aedes Aegypti

A citronela tem efeito repelente e forma uma touceira densa. Suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão. Plantar citronela não custa quase nada e oa touceiras podem gerar mudas e se multiplicar facilmente. A planta requer área ensolarada e solo fértil e úmido. Regue 3 vezes por semana, pelo menos.

Citronela

Vários produtos são fabricados com óleo de citronela, como velas, cremes e loções.

Não confunda a citronela com o capim-limão. Embora fisicamente parecidos, o aroma é diferente. O capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.

 

3 comments on “Citronela afasta o mosquito da dengue

  1. Compartilho uma Receita de Vela de Citronela, que é útil como aromatizante e para espantar mosquitos, inclusive o da Dengue

    INGREDIENTES::

    – 200 g de parafina plus granulada
    – 3 ml de óleo essencial de citronela
    – 1 potinho de vidro de 50 ml (pode ser qualquer pote de vidro que você tenha em casa. Se você preferir, use uma forminha de silicone para velas)
    – 1 pavio parafinado com ilhós de metal
    – Panela para aquecer a parafina
    – 1 hashi de madeira (palito japonês) ou prendedor de pavio
    – Termômetro para velas (encontrado em lojas de artesanato)

    PREPARAÇÃO:
    Derreta a parafina na panela, ficando sempre de olho na temperatura. Quando o termômetro atingir 70°C, desligue o fogo. Corte o pavio parafinado no tamanho certo para seu potinho de vidro.

    Posicione o pavio no fundo do potinho. Depois, meça 3 ml de óleo de citronela.

    Misture essa medida de óleo com a parafina já derretida. Em seguida, encha o vidrinho com a parafina. Use um hashi de madeira ou prendedor de pavio para deixá-lo centralizado no vidrinho.

    Você também pode usar uma forma de silicone própria para velas, para confeccionar sua vela artesanal de citronela. Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio.

    Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio. Se você fez sua vela usando a forma de silicone, desenforme a vela, e depois, corte o excedente do pavio. Sua vela está pronta para usar! Você pode colocá-la em castiçais decorativos, ou até dar de presente para seus familiares e amigos!

  2. esses capim da para ser plantado em vasos ,por que moro numa regiaõ
    que tem muito mosquito da deg, se puder mede um retorno, e pra que serve o capim limão ,,,, muito obrigado bom fim de semana ,,,,, abraço…….

  3. gostei muito das informações contidas neste site, porém gostaria de saber de existem sementes de citronela para que eu possa enviar pelo correio para um amigo em portugal.
    obrigada

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.