Vale a pena encher o blog com anúncios?

A procura por renda extra transforma alguns blogs em balcões de anúncios. E o conteúdo, onde fica?

Animados com as possibilidades de ganhos na internet, milhares de blogs são criados a cada instante com o único objetivo de gerar renda. Quantos sonham em viver da internet. Isso é possível, mas o caminho não é tão fácil quanto parece. A verdade é bem diferente, tanto que a maioria desses blogs é abandonada após poucos meses de vida e muitas decepções acumuladas.

E quem já tem um blog antigo, com conteúdo razoável, atualizações frequentes, recebendo considerável número de visitantes, como deve se portar em relação aos anúncios?

A resposta não é tão simples. Há vários aspectos a considerar. Vou citar alguns:

O anúncio é a opção de saída que o proprietário do site ou blog oferece ao visitante após este ter percorrido várias páginas (quanto mais, melhor) e optado por continuar a navegação em outras águas. Nada melhor do que sair por um anúncio e gerar alguma renda para o editor.

Se eu fosse proprietário de um fórum técnico, como o Fórum PCs, por exemplo, do Paulo Couto, teria um setor comercial voltado exclusivamente a contatar anunciantes e oferecer espaço no fórum, pois os produtos oferecidos são extremamente úteis a quem procura uma informação ou novo conhecimento. Neste caso, o excesso de anúncios não é prejudicial, desde que sejam um complemento ao texto oferecido e colocados estratégicamente, sem atrapalhar o conteúdo. Não é por acaso que o fórum do Paulo é um sucesso e ele serve de exemplo de alguém que deu certo na criação de um site técnico e comercial.

Um blog de textos literários, por exemplo, não deve oferecer muitos anúncios. As pessoas não estão buscando produtos para comprar quando chegam até lá, mas apenas ler bons textos e se distrair nos comentários com os frequentadores habituais. Os anúncios, discretos, são uma opção de saída, mas os baixos índices de cliques nesses anúncios mostram que o interesse do internauta é somente a leitura, e nada mais. Não adianta poluir as páginas com muitos anúncios pois nada atrairá o interesse do visitante. Quem opta por um blog assim não deve pensar em ganhar dinheiro com ele. Talvez possam ser oferecidos alguns livros mas, como disse, sem esperar grande retorno.

O “Dicas do Timoneiro” já é um blog quase técnico e caminhamos para lá. Oferece informações úteis sobre os mais variados assuntos, que nos ajudam a levar a vida com mais tranquilidade, superando os problemas do dia-a-dia. O blog poderia oferecer um pouco mais de anúncios, pois estes ajudariam àqueles que nos visitam a encontrar o que procuram, mas deve haver um controle muito rígido do editor para não parecer que o objetivo do blog é apenas gerar renda. Os anúncios devem complementar o conteúdo e oferecer alguma informação de utilidade ao visitante.

Falando da minha experiência com este e outros blogs e sites, sou contra a colocação de muitos anúncios, exceto, como disse acima, em sites técnicos, onde os anúncios ajudarão o visitante a obter mais informações sobre o que procuram.

Consideremos que, atualmente, o Google AdSense é o programa que melhor remunera o editor. Ele permite a colocação de três blocos de anúncios por página. É interessante que o internauta, após concluir a visita, saia por um de seus anúncios em vez de ir aos favoritos procurar um novo site para visitar. Se o blogueiro enche a página de anúncios variados, de muitos programas de afiliados, corre o risco de perder o visitante através de um clique em anúncio que não vai gerar a mesma renda que o AdSense geraria. De que adianta colocar anúncios de programas de afiliados A, B ou C, que pagam por ação (CPA), ou seja, só remuneram o editor se houver uma compra, realização de um cadastro ou clique duplo, coisas que dificilmente acontecerão? É melhor oferecer apenas o que for melhor para ambos.

Se o programa de afiliado A é o que melhor remunera o seu blog, sendo responsável pela quase totalidade da sua renda, não coloque anúncios para concorrer com ele. O que você ganharia com isso? Nada. Estaria perdendo, isso sim. Trocaria o certo pelo duvidoso. Ao contrário, invista seu tempo em verificar melhores maneiras de posicionar o anúncio, cores, tamanhos, etc.

Há, também, programas de afiliados que, embora não gerem a renda que gostaríamos, agregam valor ao site.  No Alma Carioca, voltado ao turismo no Rio e, por que não, no Brasil, coloquei links para um programa de afiliados, o Mundi, que oferece preços de hotéis e passagens aéreas. Poucos visitantes poderão  estar procurando esses produtos naquele momento, mas aqueles que desejarem encontrarão a informação mais completa de que poderiam dispor. Isso valoriza o site e o torna ponto de referência.  

Você tem um blog? Esta informação foi útil? Deixe seu comentário.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.