Na Internet, antiguidade é posto

Você tem um site (ou blog) há muitos anos. Todos os dias escreve um artigo, após minucioso trabalho de pesquisa, colocando nele todo o seu talento e conhecimento. Passam-se alguns anos, seu site cresce, recebe muitos visitantes, obtém bom posicionamento no Alexa, tem um bom PR do Google, e aparece na primeira página dos resultados nos sites de busca.

Neste momento surge um assunto que você já abordou há algum tempo. Sua página, lógico, está bem posicionada nas buscas e atrai muitos visitantes.

É quando alguém cria um blog, escreve sobre o mesmo assunto, e toma o seu lugar no posicionamento das buscas.

É justo que isso aconteça?

Não é justo e nem é assim que as coisas acontecem. Tudo está correto até o ponto em que aparece o blog concorrente. Você, com o seu trabalho de anos, não perderá o seu lugar nos resultados das pesquisas. O sistema é justo e reconhece o trabalho bem feito. Antiguidade é posto.

Quando escrevi um artigo sobre a cantora Maysa para um de meus sites, nem imaginava que alguns anos depois a TV Globo apresentaria, com grande sucesso, um seriado dedicado a ela. Eu iria ficar muito chateado com o Google se um blog recém criado aparecesse antes do meu no resultado da busca. Mas isso não aconteceu.

Não desanime. Somente após o primeiro ano as coisas começam a melhorar. Se você criou um blog e está triste com a quantidade de visitas que recebe, principalmente oriundas dos mecanismos de busca, acredite em você e no sistema. Continue trabalhando, escrevendo sempre, mesmo que seja para apenas um ou dois leitores. Os resultados virão. Quando renovar o seu domínio, procure fazê-lo por mais alguns anos antecipadamente. Isso mostra a sua disposição de prosseguir trabalhando, quando milhares de blogs são criados e desaparecem com muita facilidade.

O único lugar onde o sucesso aparece antes do trabalho é no dicionário.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.