Como trocar uma lâmpada queimada

Trocar uma lâmpada queimada exige instruções especiais, a ponto de merecer uma dica? O Timoneiro enlouqueceu!!! – dirão alguns. Qualquer pessoa sabe trocar uma lâmpada!!! – dirão outros.

Embora seja aparentemente fácil trocar uma lâmpada, bastando girar no sentido anti-horário para desenroscá-la e, em seguida, colocar a lâmpada nova, girando no sentido horário, nem sempre é assim que as coisas acontecem. Muitas vezes a base gira junto com a lâmpada. Resultado: os fios se rompem e provocam curto-circuito. Então, a primeira providência é desligar o disjuntor correspondente àquele circuito elétrico antes de começar o serviço. Isso evitará choques e curto-circuitos, mas não resolverá o problema da lâmpada presa no bocal. Se for possível segurar esta base, envolva a lâmpada em um pano grosso e faça uma leve força para girá-la. Geralmente dá certo. E se não funcionar?

Se a lâmpada estiver instalada há muito tempo, possivelmente está com a base metálica oxidada. Ao girar para desenroscar não force demais, mas caso ela quebre, sua mão estará protegida. Se mesmo assim a lâmpada não soltar, a solução é quebrá-la com um martelinho, sempre cuidando para que ela esteja coberta por um pano. Em seguida, com um alicate, firme o bocal e tente girá-lo. Isso deve ser feito com cuidado pois a base da lâmpada, sendo de alumínio, é pouco resistente e  deforma com facilidade. Se não conseguir retirar e houver a deformação do metal, tente girar assim mesmo, para retirar aos pedaços. Isso deve ser feito somente em último caso. É importante manter a base bem segura pois, com certeza, ela vai tentar acompanhar o movimento giratório.

Ao colocar uma nova lâmpada, passe um óleo de silicone na base antes de rosqueá-la. Isso evitará problemas futuros, como esse que acabamos de ver.

Lâmpada fluorescenteSempre que possível substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas e iluminam melhor. Cuidado redobrado ao girá-las para instalar e desinstalar. Sendo muito frágeis, podem quebrar ou se soltar da base muito mais facilmente do que as lâmpadas tradicionais. Evite segurar pela parte de vidro. Faça isso sempre pela base, que é bem mais resistente e não oferece perigo. Lugares úmidos fazem com que sua vida útil seja reduzida.

 

One comment on “Como trocar uma lâmpada queimada

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.