Ano novo nos diferentes calendários

No dia 1 de Janeiro celebramos a chegada do ano novo. Porém, apenas uma parcela da população mundial, a que segue o calendário gregoriano, comemora o ano novo nessa data. Só para se ter uma ideia, na China, que tem quase 20% da população do planeta, a celebração do ano novo não é no dia 1 de janeiro. Então, quais são os outros dias em que é comemorada a virada no ano novo nos diferentes calendários?

CalendárioNa China, com população de mais de 1,3 bilhão de habitantes, segue-se o tradicional calendário chinês, que leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. Desta forma, o dia em que é comemorado o ano novo chinês varia. Por exemplo, em 2013 foi em 10 de fevereiro. Já em 2014 o ano novo chinês será celebrado em 30 de janeiro.

Além da China, outras nações também seguem o calendário chinês, como por exemplo Vietnã, Coreia e Tibet. Fora da Ásia, o ano novo chinês é celebrado por colônias de descendentes chineses, principalmente nos Estados Unidos e Brasil. Até 1873 o calendário chinês também era seguido no Japão.

Na Índia, com população de mais de 1,2 bilhão de habitantes, segue-se várias versões regionais do calendário hindu que comemoram o ano novo em datas diferentes. Já o calendário budista, uma versão do calendário hindu, é seguido em várias nações da Ásia, como Camboja, Laos, Miamar, Sri Lanka e Tailândia. Como esses calendários também são baseados na lua, o dia da celebração do ano novo também varia. O ano novo no calendário budista foi celebrado no dia 17 de Abril em 2013. Já a Tailândia resolveu tornar o dia 13 de abril fixo para o ano novo.

Na Etiópia, o ano novo (Enkutatash) é celebrado no dia 11 de setembro.

O calendário islâmico é lunar, desta forma o dia de ano novo (Muharram) varia em relação ao nosso calendário gregoriano. O ano novo islâmico acontecerá em 2014 no dia 25 de outubro.

O ano novo judaico (Rosh Hashaná) é comemorado em setembro. A data varia de ano para ano, e será celebrada em 25 de setembro em 2014.

O Noruz, ano novo persa, é celebrado na Ásia Central em algumas comunidades no dia 21 de março, e em outras varia de 20 a 22 de março. Comemoram o ano novo persa algumas nações que constituíam o antigo Império Persa, como Irã, Curdistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Azerbaidjão, Casaquistão, Quirguistão e partes da Índia.

 

2 comments on “Ano novo nos diferentes calendários

  1. Excelente artigo.
    Quero-lhe desejar a você e todos os seus familiares um ótimo ano, cheio de muita paz e saúde.
    Que todos os seus desejos sejam realizados.
    um forte abraço.

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.