Por que existem as estações do ano?

Ainda há quem pense que as estações do ano existem por causa da maior aproximação ou afastamento da Terra em relação ao Sol. Mas não é assim que acontece. O fato de a Terra se aproximar ou se afastar um pouco do Sol não influencia em nada as estações.

As estações (verão, outono, inverno e primavera) são causadas pela inclinação do eixo da Terra (23º) e pela volta que a Terra executa em torno do Sol, o  Movimento de Translação.

Assim, no decorrer de um ano vivenciamos quatro estações distintas, mais percebidas nos trópicos de Capricórnio e Câncer, que ficam numa linha imaginária que marca até onde o Sol aparentemente vai nos Solistícios.  O Verão e Inverno começam nos SOLISTÍCIOS, que significa PARADA DO SOL. A Primavera e o Outono começam quanto o SOL está nos EQUINÓCIOS, ou seja, quando os dias têm a mesma duração das noites.

Neste momento surge uma pergunta: Considerando que vivemos no hemisfério sul,  se o Solistício de Verão acontece em 21 de dezembro, isso significa que neste momento o Sol está no seu ponto máximo ao SUL e dá uma parada visual para iniciar a sua trajetória de volta para o NORTE, até o SOLISTÍCIO de inverno. Levará seis meses nessa viagem. Isso é fato. Por que então o dia 21 de dezembro não marca a metade do verão e, sim, o seu início?

Resposta: Porque a Terra leva um tempo para responder ao calor (ou frio) que recebe. Seria como um pré-aquecimento do forno. Embora tenhamos em 20 de janeiro o Sol na mesma posição em que se encontrava um mês antes do início oficial do verão, o forno já está aquecido e o verão é pleno entre nós, terminando em 20 de março.

Com o Inverno acontece a mesma coisa. Em 21 de junho o sol está no ponto mais ao NORTE, começando a se deslocar para o SUL, e somente neste momento começa o Inverno. São coisas da natureza.   Lembro que isso vale para o hemisfério Sul. No hemisfério NORTE é inverno quando aqui é verão,  por aí vai.

Peço desculpas se as explicações são bem simples, mas a intenção é a ajudar àqueles  que tem pouco conhecimento do assunto.

Há muitas imagens mostrando as estações do ano e o movimento da Terra em torno do Sol . Estão disponíveis na internet e as pesquisas, através do Google, são a melhor maneira de obtê-las.

Espero ter ajudado. Gostaria de saber a opinião do leitor, se vale a pena continuar nesse tema.

As marés, por exemplo, precisam de um estudo mais profundo e merecem um tópico especial. Queremos conhecer o Universo e mal conhecemos o planeta em que vivemos. De onde vem tanta água para elevar o nível dos mares em um, dois ou mais metros, duas vezes ao dia sem causar Tsunamis? E como os lagos fechados e lagoas também sentem o efeito das marés? De onde vem a água que eleva seus níveis? Do subsolo? Seria como se o fundo dos mares  e lagos fosse uma imensa esponja retendo e liberando as águas a cada maré? A Terra é OCA? Somente um objeto OCO teria polos magnéticos NORTE e SUL, em vez de DENTRO e FORA.

Pense! Comente!

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.