As fases da Lua e os eclipses

Por que os eclipses do sol só acontecem na Lua Nova e os eclipses da Lua na Lua Cheia?

Este é mais um tema que parece tão óbvio, mas não é tão simples assim. Poucos entendem como funciona. Certa vez fui consultado por um amigo, escritor famoso, que precisava saber se a Lua Cheia estaria no céu durante o dia. O personagem principal de seu último livro deveria nascer com o bum-bum virado para a lua, uma expressão que se usava antigamente para dizer que alguém tinha muita sorte.

Respondi que, na Lua completamente cheia, ela desaparece quando o sol aparece, mas que, no dia seguinte, ela ainda pereceria cheia e nasceria um pouco mais tarde, pondo-se, também, um pouco mais tarde, dividindo o céu com o sol, ele no leste, ela no oeste, pela manhã, bem cedinho.

Um astrônomo também foi consultado e disse que, dependendo da latitude, mesmo na Lua plenamente Cheia isto seria possível e que, em Itaparica, onde se desenrolaria a ação, o ambiente era favorável para o fenômeno.

Assim, nosso herói pode nascer na manhã de um dia de Lua Cheia, com o bum-bum virado para a Lua.

Disso se conclui que não temos noites com a Lua Nova visível no céu. Quando a Lua é Nova, ela está no céu durante o dia. À noite ela está passeando pelo Japão.

fases_da_Lua

Quando a Lua é Nova, ela está entre o Sol e a Terra, em conjunção com o Sol. A face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. Por isso não percebemos sua presença, a menos que haja um eclipse solar, ou seja, ela se coloque exatamente entre o Sol e a Terra, projetando a sua sombra sobre nós e obstruindo a visão do astro rei.

Da mesma forma, na Lua Cheia a Terra está entre o Sol e a Lua, estando a Lua em oposição ao Sol, podendo impedir que a luz do Sol ilumine a Lua, provocando um Eclipse Lunar que pode ser parcial ou total.

Entre uma fase e outra temos os quartos, crescente e minguante, quando a Lua encontra-se num ângulo de 90º em relação ao Sol.  Nestes estágios a Lua está paralela à Terra em relação ao Sol.

Todo esse processo dura  29,5 dias, que é o tempo em que a Lua dá uma volta completa em torno do seu eixo (rotação) e em torno da Terra (revolução). Há uma sincronia entre os movimentos de rotação e revolução da Lua. Por causa disso, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra.

8.122 views

Um comentário para “As fases da Lua e os eclipses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>