Comprei um carro usado. E agora?

Parabéns pela compra. Espero que os conselhos do Timoneiro tenham sido seguidos e o carro tenha sido pago à vista. Para quem não lembra, mostrei que o financiamento é vantajoso para carros novos. Os usados devem ser pagos à vista.

A primeira providência é conhecer o veículo que acaba de ser comprado. Isso deveria ter sido feito antes da compra, mas nem sempre é possível. Gostamos do carro, fizemos um rápido exame e compramos sem observar os detalhes. O ‘casamento’ acontece a partir daí, tal e qual acontece num casamento de verdade (quantas vezes os casais namoram durante anos e só se conhecem verdadeiramente a partir do casamento, quando já é tarde para reclamar).

Se você conhece algum mecânico de confiança, chegou a hora de procurá-lo. Caso contrário, vá a um centro automotivo, que são lojas especializadas em pequenos reparos, como alinhamento, balanceamento, suspensão e venda de peças. Há bons mecânicos nesses estabelecimentos. Mas não deixe tudo por conta deles, a menos que já sejam seus conhecidos.

O importante, já que você não pode saber como o carro foi tratado pelo(s) antigo(s) dono(s), e o marcador da quilometragem  geralmente é violado, é verificar alguns ítens básicos:

Troque a correia dentada, que dura trinta mil quilômetros e custa cerca de quarenta reais. Ela poderá deixá-lo na estrada e obrigá-lo a chamar o socorro, podendo até danificar o motor em caso de rompimento.

Aproveite e troque as demais correias e veja o estado do esticador da correia dentada, que é um item mais caro, por volta de cem reais.

A troca da correia pode mostrar algum vasamento nos retentores, do comando e do virabrequin. São ítens baratos. Troque-os, se necessário.

carro-usado

Troque todos os óleos, inclusive da caixa de marchas e óleo do freio, e os filtros de óleo, ar e gasolina. Use um óleo de qualidade mas prefira o óleo mineral ao sintético.  Usando o sintético, que é mais caro, você ficará impedido de misturá-lo ao óleo mineral se precisar completar o nível. Se o fizer, estragará o poder lubrificante e haverá a formação de uma ‘borra’ que danificará o motor.

Outro ponto que não pode ser esquecido é a verificação dos freios. O estado das pastilhas, assim com estado dos discos, podem demonstrar como o veículo tem sido usado.

Aproveite e troque as lonas traseiras. Por menos de vinte reais você ficará tranquilo. Neste momento pode ser descoberto um vazamento de óleo nos cilindros da roda.  A troca custará cinquenta reais.

Freios revisados, o que ainda falta?

Troque a água do radiador, fazendo uma completa limpeza e adicione o produto específico para evitar que a água ferva e que ajuda a manter o sistema de arrefecimento limpo. Verifique o estado da bomba dágua. Se estiver travando, troque-a. Examine o estado das mangueiras. Lembre-se de que os congestionamentos no trânsito e o verão brasileiro podem fazer com que a temperatura da água se aproxime rapidamente dos 100 graus. A pior coisa seria uma mangueira estourar numa hora dessas.

Esqueceu alguma coisa? Ah, sim. Velas e limpeza dos bicos injetores. Verifique o estado do extintor de incêndio. Está na validade? E o silencioso?

Para encerrar, faça o alinhamento de direção e o balanceamento de rodas.

Acabou? Quase. Veja como está a bateria. Pode ser a hora de trocar. E os amortecedores? A manutenção da suspensão é cara, principalmente se precisar trocar coxim, garfo, ponteira, mola, calço de mola, batente de amortecedor, e tantas peças que se desgastam com o tempo e com os buracos de nossas ruas. As molas duram mais de 300 mil km. Logo, raramente devem ser trocadas.

Tem ar condicionado? Troque o filtro. Se não estiver gelando, talvez seja necessário fazer uma manutenção em loja especializada.

Prepare-se para gastar uns mil reais na brincadeira se a suspensão estiver boa. Caso contrário, o valor poderá dobrar. Além disso, há a mão de obra, paga por fora, que deverá ficar em 300 reais aproximadamente.

Sempre que possível use peças originais do fabricante. Tem a garantia da marca e, na maioria das vezes, custam até mais barato do que as similares.

O carro não é zero quilômetro, mas os itens fundamentais para a sua segurança foram revisados e você pode ficar tranquilo. Os problemas poderão acontecer, mas até os carros saídos de fábrica estão sujeitos a isso.

Arrependido por não ter comprado um carro zero? Pelo menos o usado foi pago à vista e poderá, mais tarde, ser vendido ou servir de  entrada na compra de um novo. Aproveite a compra.

Mantenha sempre o tanque cheio e boa viagem!

Atualização em 10 de março:

Um amigo comprou um carro usado e fez tudo isso que está descrito acima. Além disso trocou a bomba de combustível e os rolamentos das rodas. Disse que nunca mais quer saber de usado. O barato sai caro.  Somando o que pagou pela compra do carro com o que já gastou em oficina, perdeu mais do que perderia com a desvalorização de um carro zero.

 

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