Mito ou verdade: Purificar a água com garrafas pet

Publicamos aqui que a forma mais barata de esterilizar a água é contar com a ajuda do nosso amigo, o Sol.  Já vimos que o sol pode substituir lâmpadas de 60 watts na iluminação de casas. Agora, com garrafas pet colocadas no telhado, poderemos obter água potável.

Mito ou verdade?

MITO

A técnica descrita acima foi amplamente divulgada na web. Hoje sabemos que o plástico das garrafas pet elimina uma substância tóxica, o que desaconselha seu uso até em condições normais. Exposta ao sol, a garrafa pet será uma fonte de contaminação e produzirá veneno, em vez de água potável. Agradeço ao Leandro pelo comentário, transcrito a seguir:

Esta técnica de esterilização da água é fajuta e arriscada. A água só ferve a 100 graus celsius a as garrafas PET não suportam esta magnitude. Se chegar perto desta temperatura, ocorre a deterioração do PET (PoliEtileno Tereftalato), com a possível contaminação da água pelo próprio PET. Melhor é adicionar a proporção correta de água sanitária na água (após a filtragem de partículas). Ou então, para quem quiser se arriscar na “técnica solar” descrita neste artigo, utilize garrafas de vidro (de cerveja, por exemplo).

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.