Trabalhe na central de atendimento – Call Center – de grandes empresas

Call Centre, Call Center ou Central de Atendimento, nomes cada vez mais conhecidos dos consumidores e também dos candidatos ao primeiro emprego. Uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, já que as modernas empresas não podem mais ignorar a necessidade de prestar os serviços da Central de Atendimento aos clientes cada vez mais exigentes.

Dependendo do ramo de atividade, o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana. As empresas que prestam serviço de informática e acesso à internet, por exemplo, estão entre essas empresas que contratam pessoal especializado para atendimento ininterrupto. Na verdade, com a globalização, poucas empresas ainda seguem o horário tradicional de funcionamento, geralmente durante o dia. A maioria opera durante 24 horas, todos os dias.

Call CenterPelas características do serviço, o profissional pode estar em qualquer lugar do mundo, não necessariamente na empresa contratante. Você mora no Rio e liga para o atendimento de um banco. O atendente tem sotaque do nordeste ou do Rio Grande do Sul. Não importa. Muitas vezes está em sua casa, em algum lugar do Brasil ou até no exterior. Os “Call Centers” dos bancos americanos funcionam, em sua maioria, na Índia. O cliente que vive nos Estados Unidos nem imagina que está sendo atendido por alguém que vive tão distante. Para isso, basta ter um bom treinamento e falar um inglês impecável, o que seria necessário de qualquer maneira.

Para trabalhar com atendimento ao cliente é fundamental que o profissional saiba se expressar corretamente, falando português acadêmico, sem gírias ou expressões locais. O uso do gerúndio deve ser evitado, pois ninguém mais aguenta ouvir: “Estaremos providenciando…” em vez de “Providenciaremos”.

Quem tem conhecimento técnico em alguma área específica pode se candidatar a trabalhar para empresas que necessitam de seus serviços, ganhando salários maiores. Em geral, um operador ganha um salário razoável, entre 1 e 2 mil reais, mas é um bom início. Já há cursos específicos para a formação profissional dos interessados.

De vez em quando tenho problemas com o provedor que hospeda o Dicas do Timoneiro. A qualquer hora do dia ou da noite ligo para a central de atendimento. Sei que o atendente está na sua casa, principalmente se for durante a noite ou nos finais de semana. Ele possui manuais que o orientam no suporte, caso precise seguir algum procedimento. Em caso de necessidade, pode interagir com outras áreas da companhia, acionando o suporte técnico, etc.

No passado havia certa resistência por parte das empresas em permitir o trabalho fora de suas instalações físicas. Há 15 anos trabalhei numa empresa situada em Botafogo, no Rio de Janeiro, e morava numa cidade distante 150 km deste local. Diariamente viajava 300 km para trabalhar e voltar para casa, durante quatro horas, quando poderia fazer meu trabalho, que era técnico e não dependia de ninguém, no conforto de minha casa. Felizmente isso não acontece mais. O mundo mudou. Mudou para melhor!

 

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