Como fazer panela de barro

Garimpar vídeos no YouTube é uma tarefa das mais agradáveis e compensadores. Há preciosidades, perdidas entre milhões de vídeos dos mais variados assuntos.

Sempre admirei as panelas de barro. Talvez este seja o utensílio mais antigo dos que o homem utiliza. É encontrado em todas as culturas, em qualquer escavação arqueológica.

Mas não é tão simples fazer uma panela de barro. Este vídeo nos ensina a fazer a autêntica panela de barro capixaba. Seu autor, Keko Sinclair, assim descreve o processo:

“Para fazer a Panela de Barro, as artesãs capixabas retiram argila do Vale do Mulembá, situado no bairro Joana D’Arc, na Ilha de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil. Quando chega ao galpão, o barro passa por um processo de limpeza no qual são retirados os grãos de areia maiores e a matéria orgânica visível para que seja amassado manualmente. É aí que se inicia o processo de confecção da panela, através de uma técnica de modelagem aplicada a partir de uma bola de barro. O acabamento da panela é feito com seixos rolados (pedras de rio), casca de coco e faca. A peça totalmente modelada é colocada ao ar livre para secar. Depois de seca, é alisada com um seixo rolado para retirar os grãos de areia mais grossos. A partir daí as paneleiras reúnem sua produção e queimam suas panelas. No final da queima, as peças, ainda quentes, recebem um tratamento de superfície com tanino retirado da casca das árvores do mangue chamada de “Rhizophora mangle”, dando coloração específica as peças.”

Assista ao vídeo e conheça a página do autor, Keko Sinclair.

Panela de Barro, uma receita de 400 anos

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.