Strogonoff, o almoço ideal quando a família é grande

De carne ou de frango, são muitas as possibilidades de sabores oferecidos pelo nosso velho conhecido Strogonoff. Não sendo uma refeição habitual em nossas mesas, agrada sempre naquele almoço informal, quando a família se reune num dia festivo.

Não é um prato considerado caro, mesmo quando optamos pelo camarão, e é suficiente para ser servido com fartura e agradar a todos. Após um strogonoff ninguém continua com fome. A dona da casa tem mais tempo para conversar com as visitas, pois cada um faz o seu prato.

strogonoffA refeição consiste basicamente do arroz branco, batata palha e o strogonoff propriamente dito, com a carne ou frango, creme de leite, ketchup, mostarda, champignon, cebola, alho, manteiga, etc.

Existem centenas de receitas espalhadas pela internet. Já publicamos uma receita de strogonoff rápido, para quem não pode perder tempo. Pesquise e escolha a que mais lhe agradar. Algumas são bem sofisticadas; outras, mais simples.

 

A Nestlé, fabricante do Creme de Leite, oferece esta receita para um Strogonoff de carne ou frango:

 

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de manteiga
1 kg de carne em tiras finas (filé mignon, contra-filé, alcatra, ou frango)
2 cebolas picadas
meia colher (sopa) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
meia xícara (chá) de conhaque
200 g de champignons em conserva fatiados
3 tomates , sem pele e sem semente, picados
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®

 

Modo de Preparar:

Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) da manteiga, e doure a carne, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. Reserve a carne, coloque na frigideira a manteiga restante e refogue a cebola. Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente os tomates, o catchup e a mostarda e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o Creme de Leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha.

Dicas:

– Para que a carne fique macia e suculenta, ela deve ser preparada em fogo alto e aos poucos.
– Querendo, substitua a carne pela mesma quantidade de filé de frango em tiras finas ou camarões limpos.
– Flambar é a técnica de incendiar os alimentos com bebidas alcoólicas. Desse modo, o álcool evapora e obtemos apenas o aroma da bebida usada.

 

Receita enviada por Cristine Martin:

Aqui está minha receita improvisada, testada e aprovada:

1/2 kg de carne (filé mignon ou alcatra ou filé de frango), cortado em tiras bem fininhas.
Refogar cebola e alho picadinhos e quando estiverem dourados, adicionar a carne em tiras. Refogar.
Temperar com sal, 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de sobremesa de catchup e 2 colheres de sopa de molho de tomate. Adicionar azeite, misturar e cobrir com água.
Deixar cozinhar em fogo baixo até apurar o molho. Juntar meia xícara de champignons cortados em fatias e 1/3 de lata de creme de leite. Apagar o fogo, misturar e está pronto para servir, acompanhado de arroz branco, batata palha e salada de folhas (alface, agrião, tomate, etc).

Dica: Para deixar o strogonoff mais light, substituir o creme de leite por 1/2 xícara de iogurte caseiro e 1 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em água. Adicionar a farinha ao strogonoff já cozido e misturar em fogo baixo até engrossar; adicione o iogurte, misture e desligue o fogo.

A receita de Vânia Flores:

Coloco o filet mignon cortado em tiras finas de molho em um copo de vinho tinto.
No liquidificador coloco 2 cebolas, 1 copo de vinho tinto, 1 tomate e um cubinho de caldo de carne e bato.
Na panela coloco manteiga, a carne e os ingredientes do liquidificador, acrescentando, se precisar um pouco de sal e 1 pitada de pimenta do reino.
Deixar cozinhar bem até apurar o molho. Quando o molho estiver bem apurado, acrescento 1 xícara de café de uisque e 1 copo de cogumelos (com a água).Deixo fever mais um pouco.Desligo o fogo e acrescento o creme de leite. Agora é só comer.
Observação: todos os temperos que uso em qualquer comida são batidos no liquidificador.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.