Receita rápida de kibe para um almoço nutritivo e delicioso

O Kibe, além de gostoso, é muito nutritivo. Carne, trigo, hortelã e cebola são os ingredientes principais. O trigo para kibe e obtido a partir do trigo integral, quebrado e torrado. Contém fibras que estimulam o sistema gastrointestinal.

Vamos preparar uma receita suficiente para um almoço de 6 pessoas, bem servidas, sobrando até para o jantar.

Antes de iniciar o preparo, coloque de molho em uma vasilha com água 300 gramas de trigo para kibe por cerca de três horas.

Depois desse tempo o trigo, já inchado, deve ser bem espremido para sair toda a água.  Deixe-o apenas úmido.

 

Trigo para kibe

 

Cebola Roxa

Cebola roxaCompre 1 quilo de carne moída. Escolha uma carne bem limpa, sem gorduras e mande moer na hora. Pode ser até uma carne de segunda, como a que será usada neste preparo. Particularmente, acho a carne de segunda, como a pá, mais saborosa do que muita carne de primeira. Deixe-a de lado, esperando pelos temperos que serão mostrados agora (Vegetarianos podem fazer essa receita com carne de soja, que é a proteína de soja texturizada, da miudinha. Fica delicioso também.)

Corte duas cebolas bem picadinhas. Prefira as cebolas roxas, mais saborosas e ricas em flavonóides e antioxidantes. A cebola possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.

O sistema imunológico sairá fortalecido após uma refeição em que se inclua a cebola.

 

Hortelã

HortelãA hortelã é o tempero fundamental para o kibe. Sem ela, prepare outro prato.  Além do sabor perfumado, a hortelã tem ação medicinal. Possui propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes e tônicas. Na medicina popular é usada como remédio para as vias digestivas e até mesmo para acabar com vermes. Rica em vitaminas do Complexo B, A e C, além de cálcio, fósforo, ferro e potássio, também é indicada para gripes e resfriados.

Corte a hortelã em pedaços pequenos, mas não esqueça de lavar bem antes de preparar. Ninguém gosta de comer terra e pequenos animais que adoram se esconder nas suas folhas.

Misture tudoMisture o trigo à carne moída.

Vá aos poucos, fazendo uma massa bem homogênea.

Em seguida, faça o mesmo com a cebola picadinha e hortelã.

Coloque sal a gosto.

Se quiser, adicione um punhado de salsa e cebolinha. Tempero sempre cai bem.

 

 

Coloque tudo em uma bandeja untada com azeite e espalhe bem por toda a superfície. Faça cortes com uma faca e, para completar, regue com azeite. Isso evitará o ressecamento, além de aumentar o sabor do prato.

Regue com azeite

Leve ao forno quente (280 º) (parte alta)  por cerca de 30 minutos ou um pouco mais. Olhe de vez em quando para controlar.

Bom apetite! Ah… não esqueça do limão.

3.371 views

Um comentário para “Receita rápida de kibe para um almoço nutritivo e delicioso

  1. Fiz e minha familia falou q ficou uma delicia, mas não como carne vermelha e estou de dieta, por isso, fiz novamente, sem colocar a carne e recheei com espinafre fresco, e coloquei em um refartario e levei ao forno. Ficou nutritivo, saldavel, e sabososo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>