Por que o céu de verão é diferente do céu de inverno?

Porque as estrelas nascem, a cada dia, quatro minutos mais cedo.

Sim. E daí? Mas por que elas nascem mais cedo?

Vou explicar de uma maneira bem didática, pois muitos leitores não se interessaram pelo assunto no passado e não têm idéia de como a coisa funciona. Se repetir aquilo que você conhece, peço um pouco de paciência.

Em primeiro lugar, imagine a Terra solta no espaço, com todas as estrelas à sua volta, como num cenário fixo. Ficou difícil? Faça de conta que ela é um ponto no centro do seu quarto e  as estrelas  estão desenhadas nas 4 paredes.

A Terra executa o movimento completo de rotação em torno do seu eixo em 24 horas. Esse é o tempo que leva para girar 360º, retornando ao ponto inicial. É como se você, no centro do seu quarto, desse uma volta completa para ver todas as paredes. Seria uma volta bem lenta, em 24 horas.

Se não houvesse o movimento de translação, ou seja, se a Terra não girasse em torno do Sol, as estrelas surgiriam no céu sempre na mesma hora.  Sem a volta em torno do sol e, principalmente, sem a inclinação do eixo da Terra, não existiriam as estações (verão, outono, inverno, primavera). Só isso já mostra a perfeição da Criação Divina, que não descuidou de mínimos detalhes.

Devido ao movimento de translação, que leva um ano para completar uma volta, a Terra se desloca no espaço. Podemos então, a cada dia, avistar as estrelas um pouco antes da hora em que apareceram no dia anterior.

Seria como, voltando ao exemplo do quarto, você saísse do centro do mesmo e fosse caminhando, em movimento circular, próximo às paredes, levando um ano para percorrer todo o quarto. Enquanto fazemos essa caminhada, vamos dando uma volta completa em volta do nosso corpo a cada 24 horas.

Como calcular  esse tempo?

A Terra precisa de 24 horas, ou 1440 minutos, para cobrir os 360º da abóboda celeste. Isso mostra que a Terra gira 1º a cada 4 minutos. (Movimento de rotação)

Como a Terra também gira em torno do Sol, gasta 365 dias e 6 horas para uma volta completa. São 22.260 minutos por ano para cobrir os 360º.

Quantos graus a Terra avança por dia no espaço?

360º divididos por 365 dias, ou seja, 0,9863º.

Conclusão:

Se 1º corresponde a 4 minutos e a Terra avançou quase 1º, podemos afirmar que as estrelas da véspera aparecerão hoje 4 minutos mais cedo. Para ser mais exato, 3,9452 minutos, ou 3 minutos e 56 segundos.

Junte a tudo isso, a Lua girando em torno da Terra e do seu própio eixo e o sistema solar também se delocando pelo espaço, levando cerca de 26 mil anos para dar uma volta completa em torno do seu sol, a estrela Alcione, da constelação das Plêiades. (Saiba mais…)

Nossa Galáxia, a Via Láctea, também se desloca pelo espaço. Tudo é movimento.

carta01

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.