Mito ou verdade: Farinha de feijão envenena ratos?

Mais uma dica antiga que continua ativa e circulando pelas infovias. O feijão cru, em forma de farinha, seria um veneno eficaz contra os ratos? Dizem que poderia ser usado sem riscos, pois outros animais e seres humanos não seriam afetados pelo veneno.

A toxidade do feijão é bastante conhecida. Quando preparado como alimento humano deve ser deixado de molho, tendo a água trocada várias vezes, para eliminar parte das toxinas. A anti-tripsina e lectina reduzem a atividade das enzimas digestivas. Quando o feijão é fervido, essas substâncias deixam de atuar. Como veneno natural, o feijão cru fermenta no intestino e é fatal para os ratos.

Pesquisei na internet e não encontrei desmentido. Então, a princípio a dica é VERDADEIRA. Havendo novas evidências, estas serão publicadas aqui.

O difícil será convencer os ratos a se alimentarem dessa farinha. Afinal, opções não faltam.

Reprodução do e-mail:

ADEUS AOS RATOS

Veneno Ecológico para matar Ratos

UTILIDADE PÚBLICA – Método usado por criadores de pássaros.

“Mudei-me há poucos meses para o primeiro andar de um prédio e, como todo paulistano, estou sendo vítima desses indesejáveis hóspedes…

Pergunta daqui, pergunta dali… uma amiga me disse que feijão triturado matava ratos, mas não detalhou.
Fui pesquisar e descobri esse estudo da Universidade Federal de Pelotas”.

Como fazer:

a) Pegue uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar mesmo)

b) Coloque no multiprocessador (ou liquidificador, SEM ÁGUA)

c) Triture até virar uma farofa fina, mas sem virar totalmente pó.

Onde colocar:

Coloque em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão

a) Perto das portas

b) Janelas (Sim… eles escalam as janelas…)

c) Atrás da geladeira, atrás do fogão atrás de tudo

O que acontece:

O rato come essa farofinha mas não tem como digerir o feijão
por falta de substâncias que digerem feijão cru, causando assim um envenenamento natural por fermentação.

RESUMINDO: a Rataiada morre em até 3 dias.

DETALHE IMPORTANTE:

a) Ao contrário dos tradicionais venenos, o rato morre e não contamina animais de estimação. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e o matou é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de MATAR para comer… mas morto, eles não comem.

b) Se tiver crianças pequenas (bebês), ainda em período de engatinhamento, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru, é digerido.

Sobre este e-mail, tenho uma observação:

Feijão cru pode matar ratos, mas também pode fazer mal para as pessoas e animais domésticos. Afinal, a toxidade não é seletiva. Além disso, testes de laboratório são feitos sob controle, sendo os ratos alimentados apenas com a tal farinha. Não é o que acontece na natureza, quando as opções de alimentação são muitas e variadas. Por que o rato iria se alimentar da farinha de feijão? E se um cachorro, pássaro, gato, ou até uma criança ingerisse o alimento? Quem garante que não seria envenenado?

Cuidado, portanto. A melhor maneira de afastar os ratos é mantendo o ambiente LIMPO. Não acumule LIXO e acabe com locais que permitam que ratos façam seus ninhos.

3.991 views

2 comentários para “Mito ou verdade: Farinha de feijão envenena ratos?

  1. Bom, ontem fiz o farelo do feijão e coloquei com pão, os ratos cairam dentro, mais o meu cão lambeu uma pequena quantidade do pozinho, coisa muito pouca, gostaria de saber se ele pode morrer, dei um pouco de leite pra ele, pois dizem que é bom pra quando se ingere um alimento “venenoso”? quanto aos ratos.. eu ainda não sei se morreram!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>