Mais dicas ecologicamente corretas para espantar pombos

Nosso leitor Marco Aurélio já se fez presente em diversos artigos com dicas esclarecedoras. Em “Como espantar pombos” colocou um comentário que é quase um artigo. Aqui está ele:

“Pombos são animais oportunistas e exploram muito bem a convivência com os seres humanos. São quase tão prolíferos quanto os ratos e quase tão propagadores de doenças quanto os roedores.

Há cerca de 30 anos um cidadão começou uma criação de pombos que fugiu do controle e tornou-se uma praga que causa enormes prejuizos a toda a cidade.

Muitas escolas públicas chegam a ter aulas suspensas por causa da contaminação das salas e águas com fezes e pulgas de pombos. Já foram gastos milhões de reais na limpeza e higienização de escolas em Manaus.

Próximo à minha casa havia um grande pombal, com milhares de aves que simplesmente não respeitam quaisquer limites. Eles chegaram ao ponto de fazer ninho sobre o forro de casa.

Há cerca de 10 anos decidi espantar os pombos e conversei com diversos biólogos que me recomendaram algumas medidas:
1. Pintar o telhado de branco.
2. Em áreas for bem ventiladas, instale um espantalho com tiras de plástico brilhoso, semelhante a uma rabiola de pipa. O movimento das tiras espanta os pombos.
3. Treine um comando simples para que seu cão ataque os pombos.
4. Não atraia pombos. Mantenha seu quintal limpo e não deixe alimento ao ar livre.
5. Não abrigue pombos em sua casa. Pombos precisam de local seco e quente para chocar seus ovos e criar seus filhotes e o telhado de nossa casa é o lugar ideal.
6. Não afugente os predadores naturais dos pombos. Respeite e proteja corujas, gaviões, lagartos e outros animais que comem pombos e seus ovos. Uma coruja mata cerca de 200 pombos por ano. Um lagarto evita o nascimento de 3000 pombos.
7. Estimule as aves nativas de sua região plantando e protegendo árvores frutíferas. Pombos acabam se mudando quando precisam competir com outras aves por alimento e abrigo.

Consegui livrar minha casa dessa praga após dois anos de combate biologicamente responsável.

Envenenar os pombos? Nem pensar!

Usar arma de fogo? Isso é crime!

Xô, pombo!”

 

Comentário do Timoneiro:

Pelo sim, pelo não, a única coisa que tem dado certo são velhos CDs dependurados em um arbusto. Eles se espantam com as luzes refletidas e não se aproximam.

cds

 

4 comments on “Mais dicas ecologicamente corretas para espantar pombos

  1. Pingback: Pombos – Eca!!! – Como espantá-los da sua sacada. « DEcoração etc e tal...

  2. E importantíssimo alertar a população, para que não alimente os pombos! Este tipo de ave se adaptou muito bem ao meio urbano, onde pessoas com poucas informações continuam alimentando e ajudando a aumentar cada vez mais sua população, trabalho com repelentes de pombos, mas sempre indico aos meus clientes, que o primeiro controle e cortar a alimentação, para que a própria ave mude de local ao iniciar a procura de alimentos em outros locais. Parabéns pelo artigo!

  3. coloquei pacotes de feijao pendurados e junto c os pacotes o preco foi tiro e queda recomendo mas compre poucos ok..vlw

  4. O problema é que se instalam no telhado e é alto. Como colocar todas essas armadilhas lá? São aves teimosas. Meu telhado tem pombo nos vãos…nos espaços…muito difícil tirar eles de la. Não existe nada liquido para passar que os espante?

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.