Instalação do WordPress
A instalação do WordPress é, a princípio, algo fácil que não deve demorar mais do que cinco minutos. Eu levei 5 horas e só consegui com a ajuda de um amigo, o Elisandro, do Cifrasfx.
Na verdade foram pequenos problemas, mas o suficiente para impedir a instalação. Este velho Timoneiro tem alguma experiência. Mesmo assim levou uma surra. E pelo que pesquisei nos fóruns, muita gente está passando pelos mesmos problemas.
Então, vamos anotar o que ninguém fala. Para começar, vamos recordar as instruções que aparecem no site do WordPress:
A famosa instalação de 5 minutos
Descompacte o pacote em uma pasta vazia.
Abra o arquivo wp-config-sample.php com um editor de texto como o WordPad ou similar e preencha suas informações de conexão do banco de dados.
Salve o arquivo como wp-config.php
Faça o upload de tudo.
Abra o arquivo /wp-admin/install.php no seu navegador. Isto instalará as tabelas necessárias para o seu blog. Se ocorrer algum erro, confira seu arquivo wp-config.php, e tente novamente. Se falhar novamente, visite os fóruns de suporte com todas as informações que você puder reunir.
Anote a senha fornecida para você.
A instalação deve então encaminhá-lo para a página de login. Preencha o nome de usuário com admin e a senha gerada durante a instalação. Você pode clicar em ‘Usuários/Seu Perfil’ para alterar a senha.
Se você fizer exatamente isso, abrindo o arquivo wp-config-sample.php no seu bloco de notas, provavelmente vai se surpreender, mais tarde, com este erro:
“Warning: Cannot modify header information – headers already sent by
(output started at /dicasdotimoneiro.com.br/www/wp-config.php:1) in /…”
Isso acontece porque alguns caracteres estranhos e invisíveis são inseridos no início do arquivo.
Em vez do bloco de notas, use um editor de php. Experimentei esse e gostei:
Além disso havia esquecido de inserir as tais frases únicas. Até agora não entendi para que servem. Mas depois que inseri, consegui ir em frente. Para obter estas frases aleatóriamente, use este link:
http://api.wordpress.org/secret-key/1.1/ e copie (copy/paste) as frases para o config.php.
Ainda tive outro problema mais adiante: O WordPress informava que não poderia prosseguir porque aparentemente, eu já estava com o sistema instalado.
Para resolver isso, limpei o conteúdo do banco de dados e prossegui com a instalação. Aí deu certo.
Boa sorte a todos que passarem por isso. Este é o caminho.
Agradeço ao Elisandro pelas dicas.
Veja também:
Imprima esta dica
Envie a um amigo
683 cliques










[...] E vamos em frente. A instalação do WordPress pode ser feita em 5 minutos e já demos algumas dicas no artigo “Instalação do WordPress“. [...]