Guia das Profissões: Operário da Construção Civil

O mercado nunca esteve tão favorável ao profissional da Construção Civil. Faltam operários especializados, os salários dispararam e há pedreiros ganhando mais de 4 mil reais,  acima do que ganham muitas categorias com diploma de nível superior.

Na Construção Civil trabalham Engenheiros, Arquitetos, Mestres de Obras, Pedreiros, Eletricistas, Serventes de Obras.

O Mestre de Obras coordena todos os operarios na construção, sendo o elo de ligação entre engenheiros e operários. Para ser Mestre de Obras são necessários anos de prática em construção, além de capacidade de liderança, boa disposição física e responsabilidade. Não é exigido um mínimo de escolaridade, mas é necessário saber ler e escrever perfeitamente, além de ter conhecimentos de matemática e desenho técnico. Há cursos disponíveis em Escolas Técnicas para aprimorar o desempenho do profissional.

pedreiroA profissão de Pedreiro é muito antiga, talvez uma das mais antigas que existam. O Pedreiro trabalha sob a supervisão do Mestre de Obras. Com ele também trabalham eletricistas e operários responsáveis pelas instalações hidráulicas. A profissão não exige formação mínima definida, embora existam cursos para ajudar na formação técnica. A pouca exigência torna  a profissão atrativa para o trabalhador não especializado que deseja arrumar um trabalho. Para quem acessa a internet, no YouTube há dezenas de vídeos explicando passo a passo a construção de casas e edifícios, além de indicação de livros, vídeos e cursos online. Há, também, orientação para a Segurança do Trabalhador e o uso correto de equipamentos obrigatórios.

Um anúncio recente:

Construtora Gafisa procura Engenheiros e Mestre de Obras para contratar

A incorporadora e construtora Gafisa abriu vagas para os cargos de mestre de obras (7), engenheiro de obras (6), e estagiário de engenharia (10). As oportunidades serão distribuídas por todo o país.

Para as vagas de engenheiro, é requisito ter formação superior em engenharia civil, pós-graduação, conhecimentos de Excel, Word, CAD, Project, e metodologias de gestão. Os candidatos também devem ter experiência em construção residencial verticalizada.

Os interessados ao cargo de mestre de obras devem ter Ensino Médio completo e experiência em obras residenciais verticais.

Podem concorrer à vaga de estágio estudantes a partir do 5º semestre de engenharia civil.

A companhia oferece benefícios como vale-refeição, seguro de vida, plano odontológico, seguro saúde e empréstimo consignado.

4.249 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>