Guia das Profissões: Enfermagem

enfermagemPreferi usar o título ENFERMAGEM pois a profissão engloba três níveis distintos de profissionais. O Enfermeiro é o profissional de nível superior da área da saúde. O Técnico de Enfermagem tem nível médio de educação e o Auxiliar de Enfermagem tem nível fundamental completo e deve estar cursando o nível médio para poder fazer o curso, geralmente oferecido por escolas técnicas. A profissão é execida por ambos os sexos, predominando profissionais do sexo feminino.

Ao contrário do passado, quando as Enfermeiras eram formadas na prática, aprendendo com as mais experientes, atualmente a profissão exige formação universitária. São quatro anos de estudo e treinamento, havendo cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado.  O Enfermeiro estuda anatomia, fisiologia, ética, administração, farmacologia, bioquímica, estatística e fundamentos de enfermagem, tais como aplicar injeções, ministrar remédios, etc.

Para quem quer seguir a profissão aconselho a leitura da entrevista da Enfermeira Ivana Siqueira no site do Dr. Dráusio Varella, que termina assim:

“Para mim, enfermagem é uma profissão bonita, que traz muito prazer para as pessoas com vocação para cuidar de outras. Quando agregada de conhecimento, é uma das profissões que mais oferecem retorno diário porque é possível acompanhar de perto a evolução dos pacientes.”

O Técnico de Enfermagem é como se fosse o Sargento da tropa. É a categoria mais requisitada pelo mercado de trabalho na área de enfermagem. Na hora de aplicar a medicação é o Técnico de Enfermagem quem atua, tendo um contato mais direto com os pacientes. Tendo formação de nível médio, estudam em cursos técnicos, geralmente no Senac, que oferece a complementação para auxiliares de enfermagem e o curso técnico de dois anos para quem nunca atuou na área. Nos dois casos é preciso ter o ensino médio completo.

O Técnico de Enfermagem complementa sua renda trabalhando no atendimento particular a doentes, ou trabalhando para empresas que prestam serviço de Home Care.

Uma das possibilidades para quem escolheu a profissão é prestar um concurso público. Não preciso falar das vantagens pois todos estão cansados de saber e seria repetitivo. Todos sabem, também que a concorrência por uma vaga é muito grande e o candidato precisa estar bem preparado.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.