Guia das Profissões: Camareira

camareiraHonestidade, o principal requisito para trabalhar nesta profissão, basicamente exercida por mulheres. Afinal, a camareira tem acesso aos apartamentos onde estão os hóspedes dos principais hotéis da cidade, tendo contato direto com objetos pessoais e até dinheiro e joias.

Trata-se de uma função importantíssima para a hotelaria. A camareira é responsável pela arrumação, limpeza, higienização e reposição de produtos nos apartamentos.

Uma camareira deve ser ágil, discreta, organizada e disposta para o trabalho. Em geral, cada uma é responsável pela manutenção de 9 a 16 apartamentos, dependendo do tamanho e classificação do hotel. Imagine, então, quantos apartamentos tem um hotel de grande porte, multiplique por 3 turnos de 8 horas, para ter idéia da quantidade de vagas que esta profissão oferece.

Embora o serviço costume ser terceirizado na alta temporada, geralmente as camareiras são contratadas diretamente pelo próprio hotel.

E exigido o ensino fundamental (alguns empregadores exigem ensino médio) para desempenhar a função, além de treinamento que pode ser dado pelo próprio hotel ou por instituições especializadas. Os cursos, com cerca de 60 horas, ensinam as funções da camareira, como conhecer os tipos de arrumação, a maneira correta de fazer a limpeza e higienização de apartamentos e como racionalizar os processos. Além disso, a candidata aprende como aplicar diversos tipos de controle, segurança no trabalho e relações interpessoais com hóspedes e colegas.

A camareira trabalha em turnos de 8 horas diárias, com salários que variam de R$ 700 a R$ 1000 reais, dependendo do hotel.

3.312 views

Um comentário para “Guia das Profissões: Camareira

  1. sou camareira e trabalho 12h folgo 1 vez na semana e 1 domingo no mes assim perco a da semana quanto devo receber de adicional noturno e hora esta

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>