Grades de concreto são melhores e custam menos que as de ferro

Parece que o reinado das grades de ferro, colocadas nos muros em frente das casas, está chegando ao fim. Vai acabar a necessidade de pinturas anuais com tinta Hammerit anti-ferrugem e o desânimo ao constatar que, mesmo com a pintura de manutenção, a corrosão acontece.

ferrugemPraticamente todas as casas da minha rua têm grades de ferro. São casas antigas. A minha não é exceção. Lembro que não custou barato colocá-la, precisando dividir o pagamento em algumas parcelas. Acredito que hoje não se instala um gradil de 12 metros por menos de dois mil reais, sem considerar a pintura.

Testemunhei a construção de uma casa, quase ao lado da minha, e gostei da solução que encontraram para não usar as tradicionais grades de ferro: instalaram uma grade feita de concreto armado. Uma solução prática, bonita, duradoura e barata. A manutenção consiste em uma pintura para fins estéticos, sem que isso seja necessário para proteger o material, que já é bem resistente mesmo sem receber qualquer tinta.

A instalação é rápida. O muro é dividido em blocos, como se pode ver na foto. Aqui foram usados quatro blocos. Um deles, o da esquerda, foi cortado para permitir o acesso ao relógio de luz.

O custo? Parece até mentira, mas cada bloco custou 80 reais. O proprietário da casa pagou trezentos e vinte reais pelo muro, além da mão de obra para colocá-lo (um dia de pedreiro) e tinta ou cal para pintá-lo.

Vale a pena ou não?

grade de concreto

detalhe do muro de concreto

10.641 views

Um comentário para “Grades de concreto são melhores e custam menos que as de ferro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>