Espirradeira, a planta que pode matar

Apesar de ser comum nas praças e jardins do Rio de Janeiro, assim como nos quintais de muitas casas, a planta é altamente tóxica e pode até matar.

espirradeira

espirradeira

 

 

 

 

 

 

 

 

A espirradeira é um arbusto da família dos Apocynaceae. Seu nome científico é Nerium oleander L, mas também é conhecida por oleandro e louro rosa.

O fato é que a planta é muito tóxica. Todas as partes da planta tem toxidade. A ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.

Princípio ativo: glicosídeos cardiotóxicos.

A espirradeira apresenta diversas variedades, com flores brancas, amarelas, rosas e vermelhas, dobradas ou simples.

Deve ser manipulada com luvas e muito cuidado, além de ficar longe do alcance de crianças pequenas e cachorros. Seu veneno é capaz de matar um cavalo, segundo me garantiram.

Em caso de envenenamento procure imediatamente socorro médico.

27.406 views

4 comentários para “Espirradeira, a planta que pode matar

  1. em nossa cidade,Pires do Rio,Goias o prefeito Gude plantou varias espiradeiras em pracas e jardins,onde criancas pegam para levar para os professores.

    Resposta

    Timoneiro respondeu:

    @jose renato de resende, Na rua onde moro também há dezenas delas. São arbustos bonitos, resistentes, com flores atraentes. Daí a preferência. Felizmente ninguém é vegetariano a esse ponto.

    Resposta

  2. eu fiz um trabalho na minha escola eu falei sobre o aveloz auguem conhece ela é mt conhecida na amazonica

    Resposta

    ednaldo respondeu:

    E NA MINHA CASA TBM TEM ESPEIRRADEIRA ( DE FRENTE DO PREDIO)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>