Como tratar queimaduras

Maneira simples e rápida para acabar com a dor e não deixar sequelas

O procedimento que vamos ensinar foi testado e deu os resultados esperados. Vale a pena conhecer e por em prática, se precisar.

O socorro médico sempre é recomendado, mas algumas vezes isso não é possível de imediato. Então, essa dica é muito importante para aliviar o sofrimento.

Os médicos recomendam a lavagem com água mas são contra a aplicação de qualquer substância até que haja o atendimento por profissional qualificado. Infelizmente, nem sempre o atendimento médico está à disposição da população brasileira e a medicina caseira é utilizada nestes casos.

queimadura

A primeira providência em caso de queimaduras é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente. Isso vai resfriar o local e impedir que as várias camadas da pele continuem queimando.

Em seguida, se a área atingida for pequena e a queimadura for de até segundo grau (aquela que não destrói o tecido mas forma bolhas) passe clara de ovo no local atingido. Para facilitar a aplicação, a clara do ovo pode ser levemente batida.

As queimaduras mais comuns acontecem com o uso do fogão ou do ferro de passar roupas. Sempre coloque a área atingida em contato com água fria da torneira durante algum tempo para tirar o calor, que continua queimando os tecidos, e a violenta dor inicial. Em seguida, sendo queimadura até segundo grau,  passe a clara de ovos.

Já fiz uso da clara de ovo no caso de uma pequena queimadura, mas que causava muita dor. Lavei com água fria e passei a clara. O alívio foi imediato. Ao secar ficava uma película, formada por colágeno, responsável pela recuperação dos tecidos danificados.

À tarde não havia mais dor alguma e, dias depois, nenhuma marca de queimadura.

A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno, uma substância existente na clara dos ovos.

Que você não precise. Mas, se precisar, lembre desta dica do Timoneiro.

Lembre-se: nos casos de queimaduras mais graves  resfrie a área atingida com água fria corrente, não toque o ferimento e procure o socorro médico hospitalar imediatamente. O tratamento caseiro com qualquer substância é condenado pela medicina. Esta dica, repito, só deve ser usada em casos de pequenas queimaduras, que não justificam a ida urgente a um hospital. De qualquer maneira, o médico deverá ser consultado. Sempre há o risco de contrair uma infecção.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.