Como saber a validade dos ovos

Hoje fui ao supermercado e, entre outros produtos, pretendia comprar uma dúzia de ovos. Sempre os examino um a um, observando se não estão quebrados e se a casca se apresenta áspera. Já me disseram que a casca áspera é sinal de que o ovo é fresco. Mas, o que é ovo fresco? Como saber se está dentro da data de validade?

Observei as caixas com uma dúzia cada, com bom aspecto de conservação, mas não havia referência ao prazo de validade. Felizmente a data de fabricação estava carimbada e foi fácil ver que todos foram embalados há mais de 30 dias e não estavam em ambiente refrigerado. Na dúvida, preferi não comprar.

As pessoas se esquecem de que o ovo é um produto animal e precisa ser mantido refrigerado para não estragar ou perder suas propriedades. O ovo fresco dura 60 dias em ambiente refrigerado. Na tempertura ambiente deve ser guardado em lugar fresco e consumido em até 10 dias da postura.

ovosO ovo é um dos alimentos mais completos e baratos que existem. É fonte de proteína, vitaminas, ferro, ácidos-graxos e sais minerais. Já está provado que pode ser consumido sem medo de aumentar os níveis de colesterol, desde que haja moderação.

No ovo fresco o conteúdo é firme e a clara é compacta. Se a clara estiver muito líquida, ou a gema quebrada, o ovo está velho. Se, ao quebrar o ovo, a gema estiver quebrada, aguada, e com uma pinta de sangue, jogue-o fora. O ovo está estragado.

Para evitar a salmonela não coma ovos crus. A bactéria só é destruída com o calor. Evite gemadas e maioneses.

Faça o teste da água para saber se o ovo é fresco. Coloque-o em uma vasilha e observe seu comportamento. Se afundar horizontalmente, é fresco. Se boiar, quase chegando ao fundo, com a ponta para baixo, já está passado. Se permanecer na superfície, está estragado.

Sendo um alimento barato, compensa gastar um pouco mais e adquirir um produto de boa qualidade, fornecido por granjas que se preocupam com a saúde do consumidor. Há ovos de galinha caipira, de granja e até “light”, que dizem ter 25% a menos de colesterol. Há os que possuem maior quantidade de ômega 3 e vitamina E, além dos que são produzidos sem hormônios e antibióticos. Prefira estes.

4.594 views

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>