Como construir uma fossa séptica biodigestora em propriedades rurais

O Brasil possui milhares de pequenas propriedades rurais e quase todas despejam os dejetos do banheiro nas chamadas “fossas negras“, que são buracos feitos no solo, sem nenhum tratamento. O local, geralmente pouco distante da casa, é proibido para as crianças por causa do risco de contaminação e do perigo de alguém cair lá dentro, já que a estrutura é precária e coberta por pedaços de pau e zinco. Quando uma fossa negra está cheia, outra é construída e aquela é coberta por terra e cal. O líquido é absorvido pelo solo, causando contaminação da água, que mais tarde será consumida e usada na irrigação.

A falta de saneamento é a causa principal das doenças e internações hospitalares.

Uma solução simples e barata é construir uma “fossa séptica biodigestora”, que protege o solo e a água de contaminação, além de produzir um excelente adubo.

A construção pode demorar entre 20 e 30 dias, dependendo da mão de obra disponível. A Embrapa possui um kit que desenvolveu,  mostrado pelo Globo Rural de 24 de julho de 2011. A estrutura é composta por três caixas com capacidade para mil litros cada, feitas de manilhas de concreto (se preferir utilize caixas d’agua de fibra de vidro), sendo usadas duas manilhas em cada caixa, uma em cima da outra.

Fossa séptica

A primeira fase dá início à fermentação dos dejetos. Conforme vai enchendo, o líquido passa para a segunda caixa, completando o processo de fermentação.

A terceira caixa estará, após 30 dias, com um líquido que pode ser usado na irrigação de árvores frutíferas e culturas onde não haverá o consumo direto.

Não deve ser usado em hortaliças. Se não quiser utilizar o efluente como adubo e utilizá-lo somente para irrigação, coloque na terceira caixa um filtro de areia e brita nº 1 e 3 (10 cm de cada), que permitirá a saída de água sem excesso de matéria orgânica dissolvida.

válvula de retençãoAntes da entrada da primeira caixa há uma válvula de retenção, que permite a entrada do esgoto mas impede o retorno.  Neste local deve ser colocado, a cada 30 dias, uma mistura de dez litros de esterco bovino dissolvido em dez litros de água.

esterco

Entre as caixas há sempre uma válvula de inspeção.

Por conta da fermentação dos dejetos, as tampas das duas primeiras caixas devem ter uma saída, ou válvula de escape, para eliminar os gases produzidos.

O fundo de cada tanque deve ter uma camada de 15cm de concreto.

Uma estrutura com três caixas de mil litros cada, pode atender a uma família de cinco pessoas. A fossa séptica deve coletar apenas o que vem do vaso sanitário.

fossa

Para quem quiser saber mais sobre a construção de fossas  sépticas basta escrever para a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral no seguinte endereço:

CATI

Av. Treze de maio, 946

Jaboticabal – SP

CEP 14870-160

18.548 views

5 comentários para “Como construir uma fossa séptica biodigestora em propriedades rurais

  1. Móro em meu sitio e gostaria de construir uma fossa para tratar minha rede de esgoto , mas as casas foram construidas sem planejamento onde toda a água utilizada se junta em um unico encanamento de descarga portanto é misturada , gostaria de saber se a algum tratamento para esse tipo de situação .

    Resposta

  2. Bom dia!
    Estou fazendo uma casa e no local não tem rede de esgoto.
    A casa é para uma familia de 5 pessoas, como deve ser a fossa para aguas servidas, banheiro e cozinha?
    Preciso de sua ajuda.
    Grato Ismael

    Resposta

  3. luiz antonio, muito facil, existe fossa septica, biodigestora onde voce pode canalizar todo material em uma unica fossa, basta que voce procure assim, fossa septica biodigestor, onde ela já vem pronta em uma unica peça, pois é muito legal, economica,ai voce contribui com meio ambiente,
    qualquer duvida meu fone
    018 3917 5670
    018 9726 7747
    presidente prudente, são paulo

    grande abraço

    Resposta

  4. Boa noite

    no sistema de fossa septica com 3 caixas, o que fazer quando a primeira caixa encher com dejeto solido? pode entupir o cano ?chega um momento que precisa ser retirado esse dejeto da primeira caixa?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>