Blitz eletrônica do IPVA

O governo do Estado do Rio implantou um novo sistema de fiscalização. Trata-se da blitz eletrônica de IPVA. O veículo passa por um dispositivo que lê os caracteres  da placa e os envia ao computador. Em questão de segundos o banco de dados é consultado e devolve o parecer relativo à situação do veículo. Se houver débitos de IPVA, o veículo será apreendido e levado para o depósito, de onde só sairá após o pagamento dos impostos, multas, taxa de reboque e hospedagem.

Nas blitz anteriores o devedor contava com o fator sorte, quando poderia ser parado, ou não. Por isso vemos tantos carros circulando com IPVA vencido. Com o novo sistema ficará difícil escapar de uma blitz, já que todos os veículos serão fiscalizados.

Outro dia anotei, por curiosidade, a placa de um veículo particular que fazia transporte escolar. Embora não seja transporte escolar legalizado, isso é praticado por muitas pessoas que procuram alternativas para aumentar a renda familiar. Consultei a placa no site do Detran e fiquei estarrecido ao constatar que o último IPVA foi pago em 2004. São seis anos de débitos, o que justifica apreensão imediata do veículo, sem qualquer discussão.

Os pais dessas crianças não sabem o risco que elas correm. Além de usar um transporte não legalizado e fiscalizado, com normas especiais para o transporte de crianças, ainda podem encontrá-las a pé, em uma dessas blitz, após a apreensão do transporte que as levaria à escola.

É muito importante que os pais façam o papel de fiscal e só entreguem seus filhos a quem, de fato, se responsabilize por eles. Não custa nada acessar o site do Detran e pesquisar a situação do veículo.

 

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.