Aprenda a fazer kibe cru, kibe frito e kibe assado

Qual você prefere: Kibe Cru, Kibe Frito ou Kibe Assado? Aqui estão as três receitas, fornecidas por um amigo de origem árabe, que assina Gutierritos, morador no interior de São Paulo. Gutierritos é colaborador do Alma Carioca, onde a arte e a cultura se fazem presente, e enviou esta receita para a publicar hoje. Como não poderia deixar de ser, divido com os amigos gulosos do Dicas do Timoneiro, já que são receitas tradicionais, passadas de geração a geração.

Aqui está:

A vez do Quibe Cru, do Quibe Frito e do Quibe Assado.

Como prometido, aqui estamos postando receitas de quibes.

Entretanto, para que possamos fazer o quibe frito, torna-se necessário aprender-se a fazer a massa, que é o quibe cru.

Então, vamos, primeiro ao quibe cru e depois ao frito e, aproveitando tudo isto, por que não aprendermos também a fazer o quibe assado?

kibe

KIBE CRU

Ingredientes

  • 1 kg de coxão mole limpo, cortado em pedaços.
  • 2 cebolas grandes.
  • 13 folhas de manjericão
  • 3 xícaras rasas de trigo em grão
  • Pimenta síria,
  • Sal
  • 1 colher ( de sobremesa) de gordura animal
  • 3 brotos de hortelã.

Modo de Fazer:

Lavar o trigo e deixá-lo, por algumas horas, em uma vasilha d´água. Depois, retirar toda a água e deixá-lo apenas úmido. A carne deve ser limpa, não deixando nenhum vestígio de gordura e nem de nervos. Depois passar a carne na máquina de moer, junto com a cebola, o manjericão e a hortelã. Misture o trigo à carne moída com os ingredientes acima mencionados. E torne a passar, o trigo e carne já misturados, várias e várias vezes pela máquina de moer, até ter uma massa com ótima consistência. Depois amasse tudo numa tigela. Leve um pouco à geladeira. Após sirva acompanhada de recheio de carne, como o feito para o pastel, sem no entanto, azeitonas, acrescentando ainda hortelã e cebola, cortadas em pequenos pedaços.

KIBE FRITO

Ingredientes:

  • Um quilo de quibe cru.
  • Recheio de carne bem moída (de primeira, sem nervos e nem gordura), como o preparado para o pastel, sem no entanto, azeitonas, acrescentando ainda hortelã e cebola, cortadas em pequenos pedaços.

Modo de fazer:

Pegue um pouco de quibe cru e dê-lhe o formato de um ovo mais comprido. Perfure-o com o dedo e procure afinar ao máximo possível as paredes (esse é o grande segredo do bom produto ), sempre molhando o dedo na água, até atingir um formato ideal, com uma pequena entrada ou orifício na ponta, por onde você introduz o recheio acima referido. Umedeça novamente e feche o orifício apertando bem a ponta. Faça um por um. Depois, deixe-os secar por algumas horas. Após, utilize óleo de primeiro e sem ter sido reutilizado, levando-o em frigideira ao fogo até atingir a quentura necessária, passando a fritar os quibes, tomando o cuidado de não queimá-los. Um quibe bem preparado não perde o seu formato e nem permite a penetração do óleo em seu interior, encharcando-o. Após fritá-los, deixe-os secar, para servi-los quentinho.

KIBE ASSADO

Ingredientes:

  • 1 kg de quibe cru
  • Recheio acima já ensinado
  • 3 colheres de manteiga.

Modo de fazer:

Unte a assadeira com manteiga e forre com uma camada fina de quibe cru, alisando bem, molhando sempre a mão na água. Por cima, depois de amassar bem o quibe, coloque o recheio e cubra com uma camada grossa de massa de quibe. Ao todo, as camadas devem dar uns dois centímetros, alisando novamente com as mãos molhadas. Com a faca molhada, desenhe losangos, sem aprofundar o corte. Espalhe manteiga derretida e leve ao forno quente até dourar.

Bom apetite.

33.516 views

3 comentários para “Aprenda a fazer kibe cru, kibe frito e kibe assado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>